Nesta quinta-feira (18), foi entregue pelo presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Paraíba (CTB-PB), Marcos Santos, um computador para o Sindicato dos Arrumadores do Porto de Cabedelo-PB, que foi recebido pelo presidente da categoria, Josivam Soares. O prêmio faz parte da campanha de fortalecimento dos sindicatos e de filiação de novas entidades, com o lema “A luta é nossa identidade”, que sorteia a cada trimestre um desktop e em dezembro, no aniversário de 16 anos da Central, será sorteado um carro zero quilômetros.
Marcos Santos, presidente da CTB-PB, ressaltou a importância de incentivar e favorecer os sindicatos que, muitas vezes, não possuem condições financeiras necessárias para atuar nas demandas que precisam.
“A CTB tem feito um esforço para que haja uma consciência de classe dos trabalhadores no sentido de que o sindicato é a entidade que promove a luta. Você não faz nada sozinho, é preciso de um sindicato, da mesma forma é com a Central. Para essa estrutura acontecer é preciso que os sindicatos estejam em dia com a contribuição mensal, já que a reforma trabalhista tirou o imposto sindical e como consequência disto hoje sofremos com estas dificuldades financeiras para fazer o trabalho das lutas sindicais”, reforçou Marcos Santos.
Na reunião com a CTB-PB, os representantes da categoria relataram algumas dificuldades que os trabalhadores vêm enfrentando há muitos anos no setor portuário. As principais demandas dos trabalhadores do Porto de Cabedelo-PB são por melhorias salariais, melhorias no aparato das instalações portuária, entre outros problemas encontrados.
“Um exemplo hoje que temos é a equiparação no valor de 40% que alguns trabalhadores recebem e outros não. Essa é uma luta que já dura há mais de 10 anos, no qual ainda não conseguimos esta isonomia para toda a categoria. Outro exemplo é o vale-alimentação, que para nós este tipo de vale é ínfimo, é muito pouco, hoje é disponibilizado o valor de R$12,54 para o vale-alimentação e a nossa luta no início na mesa de negociação era para R$20. Então o sindicato sempre está lutando para que possamos conquistar direitos, justiça e igualdade para todos. A dificuldade também está na falta de entendimento dos órgãos públicos sobre a nossa legislação portuária”, relatou Josivam Soares em nome de todos os sindicatos do Porto.
Os sindicatos portuários de Cabedelo-PB contam com apoio da Federação Nacional em Brasília e com o apoio incondicional da CTB em Cabedelo. São muitos anos de luta neste setor e os trabalhadores necessitam que seus direitos sejam garantidos.
Estiveram presentes na reunião os representantes do Sindicato dos Conferentes, Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Arrumadores e Sindicato dos Blocos e Vigas do Porto de Cabedelo.
Informações: Bruna Steinbach