Lula já enviou ao Congresso projeto de lei que transfere R$ 7,3 bilhões ao ministério da Saúde e assegura o pagamento do piso da Enfermagem
Espera-se que, com uma tramitação acelerada, sua votação e aprovação deve ocorrer em poucas semanas. A vitória à vista realça a importância da mobilização da categoria Um passo decisivo foi dado terça-feira (18/4), quando Lula assinou, durante cerimônia em Brasília, o envio do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que pode enfim viabilizar a valorização dos vencimentos da categoria.
Em sua fala, Nísia Trindade, ministra da Saúde, agradeceu a participação e a compreensão das entidades da Enfermagem no processo. Ela ressaltou que acompanhou de perto o trabalho árduo das enfermeiras e enfermeiros durante a pandemia de covid, sublinhando que a categoria merece ser valorizada. Sobre a aprovação final do piso, Nísia afirmou: “nós do governo ficaremos à disposição da comunidade para este trabalho, que continuará intenso”.
Sua fala ecoava o discurso feito por Líbia Dantas Bellusci, coordenadora do Fórum Nacional de Enfermagem, que resgatou as dificuldades da categoria nos últimos anos – inclusive as vidas perdidas no enfrentamento à covid. “É valorização. É o que a gente merece”, ressaltou.
Fonte: outras palavras/outra saúde