Pesquisa feita pelo Datafolha, publicada neste domingo (9), mostra que mais da metade da população paulista (53%) é contra a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Ao todo, 6% não souberam opinar sobre o assunto.
A venda da Sabesp é uma promessa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que afirmou, em janeiro, que planeja passar a empresa para a iniciativa privada até o fim de 2024.
“Os dados revelam que temos mais gente do nosso lado da luta. Precisamos dialogar com esses 6% e alertar os que ainda apoiam a privatização sobre o que está em jogo. Estes 40% não sabem o que aconteceu no Rio de Janeiro com a privatização da Cedae, nem que o exemplo da Eletrobras usado pelo governador é péssimo. Nestes dois casos a privatização desmontou o serviço – ou seja, ficou pior – e aumentou de forma abusiva as tarifas”, opinou a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado, em nota.
A direção do Sintaema informou ainda que a campanha pelo interior e na capital segue firme para mostrar que é mentiroso o discurso de Tarcísio de que se privatizar a tarifa vai baixar.
“Por onde passamos reforçamos apoio e ampliamos aliados na luta em defesa da Sabesp. A privatização além de ser uma violação do direito universal de acesso à água, ataca frontalmente o nosso patrimônio e revela o descompromisso com que Tarcísio trata a população de São Paulo”, denuncia a entidade. Informações do Sintaema.