O Sindicato dos Condutores e Socorristas do Ceará (Simam) fará um ato em defesa da manutenção da jornada de trabalho, nesta quarta-feira (15), às 8h, em frente à sede da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza.
A mobilização foi definida pelos filiados em assembleia-geral ocorrida na última sexta (10). A principal categoria afetada com a mudança do sistema é a de motoristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Há mais de 10 anos eles atuam no regime 24x72h, conforme escala contemplada na Convenção Coletiva de Trabalho.
“Paira sobre a categoria dos condutores do Samu uma grave ameaça acerca da adoção de uma nova jornada de trabalho imposta pela Servnac, de 12×36 horas. O Simam ressalta ainda, que a jornada de 24 horas já vem sendo praticada por mais de uma década e é comprovadamente a que melhor se adequa às peculiaridades do serviço, pois permite deslocamentos às equipes sem interrupções e evita o pagamento de horas extras”, ressalta a diretoria do sindicato.
O Simam já entregou ofício em que solicita a manutenção da escala atual nas mãos do governador, Elmano de Freitas, no último dia 31 de janeiro, bem como protocolou o documento com o mesmo teor para os secretários estaduais de Articulação Política, Waldemir Catanho, e de Saúde, Tania Mara Coelho. Ainda não houve respostas à demanda.