O Consulado Geral de Cuba no Brasil inaugura, no próximo sábado (28), o busto do mártir da independência da ilha caribenha José Martí. O evento marca os 170 anos de nascimento do político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano.
As fitas serão cortadas às 10h30, no portão 13 do Memorial da América Latina, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Para participar, a presença deve ser confirmada pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 97677-1216.
Nascido em Havana, sob tutela da Coroa Espanhola, Martí foi o criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC), organizador da Guerra de 1895 e defensor da unificação da América Latina, no ideal chamado de Pátria Grande. Ele morreu em ação militar durante a Batalha de Dos Ríos, em 19 de maio daquele ano, aos 42.
Reverenciado como um dos grandes intelectuais latino-americanos da virada do século, José Martí tem um de seus poemas imortalizado na música Guantanamera, de Joseíto Fernández.
“Yo soy un hombre sincero
José Martí
De donde crece la palma
Y antes de morirme quiero
Echar mis versos del alma Yo vengo de todas partes
Y hacia todas partes voy
Arte soy entre las artes
En los montes, monte soy”