É com grande pesar e tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Maurício. Fernando Manuel Maurício Carvalho nasceu em Lisboa em 1951. Funcionário da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) desde 1978, o Fernando desempenhou funções no departamento internacional do qual foi chefe até 2020, continuando a sua estreita colaboração até aos dias de hoje.
Com uma vida dedicada à luta emancipadora dos trabalhadores e do povo, foi ativista do movimento estudantil enquanto estudante da Faculdade de Direito de Lisboa. No exílio, a partir de 1970, na Inglaterra, prossegue os estudos na área do Ensino de Inglês estando envolvido no movimento sindical no apoio aos refugiados e emigrantes portugueses no Reino Unido e na Europa.
Regressou a Portugal após a Revolução de Abril integrando os quadros da Associação de Apoio à Reforma Agrária (Crara), ingressando nos quadros da então Intersindical Nacional em 1978 como funcionário do departamento internacional.
Durante os seus mais de 45 anos de dedicação à luta dos trabalhadores e à solidariedade internacionalista, o Fernando Maurício representou a CGTP-IN em inúmeras iniciativas internacionais. Participou em Congressos e conferências em todo o mundo, nomeadamente da CES, CISL, CIOSL, CSI e FSM e foi representante da CGTP-IN em diversos comités da CES. Foi representante da CGTP-IN na Organização Internacional do Trabalho, no Eurocadres e no EuroMED. Era atualmente representante da central no Conselho Económico e Social Europeu, tarefa que cumpriu até este momento.
Como funcionário da CGTP-IN, o Fernando dedicou a sua vida ao movimento sindical, em particular no quadro internacional, pondo a sua dedicação e esforços ao serviço da luta dos trabalhadores, por um mundo de paz, solidariedade e progresso social. Para além das suas características humanas de amizade, militância e dedicação, sublinhamos o extraordinário contributo para a unidade e solidariedade dos trabalhadores de todo o mundo e os esforços para a luta emancipadora dos trabalhadores.
A CGTP-IN, endereça à sua família, amigos e camaradas as suas mais sentidas condolências.