A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) celebra, nesta terça-feira (20), 59 anos da sua fundação e de uma história de lutas e conquistas para os povos do campo, da floresta e das águas.
A Contag é a primeira e continua sendo a única entidade sindical camponesa de caráter nacional reconhecida legalmente pelo Ministério do Trabalho na representação dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, reunindo todas as suas lutas e demandas históricas e atuais.
São quase seis décadas de atuação em favor da organização sindical, das lutas por direitos, cidadania e políticas estruturantes para o meio rural. Desde sua fundação em 1963, esteve presente nos momentos de luta do povo brasileiro e da classe trabalhadora contra a ditadura, pela redemocratização do Brasil, pela Constituinte e por um projeto de desenvolvimento sustentável que contemple e valorize as demandas e as identidades dos povos do campo, da floresta e das águas.
Nesses quase 60 anos, a Contag reafirma o seu compromisso histórico com a democracia, a justiça social, os direitos e de continuar lutando por terra, melhores condições de vida, de produção e comercialização de alimentos adequados e saudáveis, contribuindo com a soberania e segurança alimentar e nutricional do Brasil e com a preservação e conservação ambiental, a cultura rural, entre outras bandeiras.
Lutas e Conquistas Históricas
A luta da Confederação será sempre pela vida, pela democracia, por direitos e justiça social. Temos como bandeiras históricas a luta pela reforma agrária e direito a terra e ao território, por políticas diferenciadas para a agricultura familiar, condições dignas de trabalho e renda, por educação, saúde e previdência, habitação rural, preservação e conservação ambiental, esporte, cultura e lazer. Inclusive com conquistas internas como a paridade de gênero e a garantia da participação efetiva de jovens e pessoas idosas.
Rumo aos 60 anos
Ao longo de 2023, a Contag irá realizar ampla programação para a celebração dos seus 60 anos. Ano também extremamente importante para toda a população brasileira: a retomada de um governo democrático e popular com a importante missão de reconstruir o país e combater a fome e a miséria.