Foi divulgada nesta terça-feira (25) mais uma pesquisa sobre as intenções de voto neste segundo turno sinalizando a vitória do ex-presidente Lula no próximo domingo, 30 de outubro. Desta vez foi o Ipespe, que traz o líder petista na dianteira, com 53% dos votos válidos. Bolsonaro perderia com 47%.
Os votos válidos – que excluem abstenção e os votos em branco e nulos -, determinam o resultado do pleito. O candidato que atingir mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.
Na opinião do cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, do Ipespe, uma reviravolta de Bolsonaro é muito pouco provável, uma vezs que a estabilidade tem sido a marca das pesquisas. “A cinco dias da votação uma reviravolta é muito difícil. Nunca houve na última semana numa eleição presidencial no Brasil. Só um fato extraordinário poderia inverter a posição dos concorrentes”.
A pesquisa Ipespe entrevistou 1.100 pessoas por telefone entre 22 e 24 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,45%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08044/2022.
Levando em conta os votos totais, Lula fica com 50% das intenções, contra 44% de Bolsonaro. Os que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos ou que pretendem votar em branco ou nulo somam 4%. Os que não sabem ou preferiram não responder representam 2%.
Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas, mas com as devidas reservas constituem um instrumento de análise fundamental.
Segundo turno
Votos válidos
- Lula (PT) — 53%
- Jair Bolsonaro (PL) — 47%
Votos totais
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 50%
- Jair Bolsonaro (PL) — 44%
- Nenhum/Branco/Nulo — 4%
- Não sabe/Não respondeu — 2%