Na reta final para o 1º turno das eleições de 2022, o Portal CTB dá continuidade à publicação de uma série de entrevistas com candidatos e candidatas apoiados pela militância da Central ligados ao sindicalismo classista e à defesa da classe trabalhadora.
Em nossa décima entrevista, conversamos com o sindicalista Assis Melo, candidato a deputado federal pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio Grande do Sul e presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e da Fitmetal. Leia a íntegra abaixo:
Portal CTB — Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória política e as principais propostas e projetos de sua candidatura.
Assis Melo: Fui vereador e deputado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e atualmente estou licenciado da presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e da Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) para assumir minha candidatura a uma vaga na Câmara dos Deputados. Também integrei a diretoria executiva nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Meu primeiro contato com o sindicalismo foi em 1985, quando integrei a comissão de negociação na Fras-le. Era o início da redemocratização do país, quando comecei a participar de cursos do PCdoB e a compreender a situação política e sindical. Em dezembro daquele mesmo ano, filiei-me ao partido.
Portal CTB — Para você, qual a importância dos trabalhadores e das trabalhadoras ocuparem as Casas Legislativas?
Assis Melo: As reformas implementadas após o golpe foram um retrocesso. Mais de 100 direitos foram retirados, e hoje está mais do que provado que não foram gerados os empregos prometidos — pelo contrário, vivemos num cenário de desemprego recorde, de fome, e ainda choramos a morte de mais de 650 mil brasileiros na pandemia devido à negação da ciência e à politicagem.
Os trabalhadores precisam de alguém que realmente os represente. Não adianta só tirar do poder os responsáveis por todo o retrocesso que estamos vivendo desde o golpe. Precisamos fazer com que nossos trabalhadores e suas famílias voltem a sonhar, tenham uma vida digna e pelo menos três refeições ao dia. Não é possível que a fome, o desemprego e a inflação corroendo os salários voltem ao nosso país desta maneira.
Portal CTB — Vivemos um momento político conturbado, de profunda crise econômica e social. Quais serão os desafios dos deputados e deputadas representantes da classe trabalhadora neste próximo período?
Assis Melo: Buscaremos ajudar a reconstruir um Brasil com mais esperança, dignidade e valorização do trabalhador. Precisamos transformar o nosso país em um lugar mais justo. É preciso revogar a reforma trabalhista e recuperar o direito dos trabalhadores de lutar pela geração de empregos e salários mais justos, qualificar e fortalecer a saúde pública e garantir uma educação para todos, com o retorno dos investimentos em ciência e tecnologia.