O ex-presidente Lula estaria hoje 11 pontos à frente do chefe da extrema direita brasileira. Lula aparece com 45% das intenções de voto. Bolsonaro tem 34%. Diferença era de 7 pontos e o subiu 4 pontos no espaço de uma semana na mesma pesquisa eleitoral, o que pode refletir os apoios do deputado federal André Janones (Avante-MG), que retirou sua candidatura à Presidência, e do Pros. O líder petista soma mais votos que o conjunto dos concorrentes, o que lhe daria vitória já no primeiro turno. Ele também sai vitorioso em todos cenários de segundo turno. O resultado da nova pesquisa sugere que o pacote de bondades baixados pelo governo para assegurar a ida de Bolsonaro ao segundo turno até o momento não teve os efeitos almejados pelo Palácio do Planalto e o Centrão.
O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu mais quatro pontos de vantagem em relação a Jair Bolsonaro (PL) na nova pesquisa PoderData, divulgada pela FSB Comunicação nesta segunda-feira (15). Segundo o levantamento, o petista tem 45% das intenções de voto contra 34% do atual presidente.
O último levantamento foi feito há uma semana, havia mostrado que Lula tinha 41% das intenções de voto e Bolsonaro, 34%. A diferença que era de 7 ´pontos percentuais subiu para 11.
Para os resultados divulgados hoje, a pesquisa fez 2 mil entrevistas entre os dias 12 e 14 de agosto de 2022. Foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00603/2022. A confiança é de 95% e o levantamento foi pago pelo banco BTG Pactual.
Os dois candidatos são seguidos por Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto, e Simone Tebet (MDB), com 2%. Os demais candidatos – Pablo Marçal (Pros), José Maria Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) – não marcaram pontos.
Já os indecisos são 2%, enquanto brancos e nulos são 1% e aqueles que responderam nenhum candidato, 5%.
Cenários de 2º turno
Se o pleito não for resolvido na primeira rodada, no cenário de um 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o petista ganharia o pleito com 53% dos votos, contra 38% do político neofascista. Lula também venceria Ciro, por 50% a 29%, e Tebet, com 54% a 26%.
Bolsonaro perde também para Ciro num segundo turno. O candidato do PDT venceria com 47% dos votos, contra 39% do atual ocupante do Planalto. Já contra Tebet ele venceria, com 42% contra 40%.
Datas das Eleições 2022
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – nos casos necessários – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.
Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022
Deputado federal (quatro dígitos)
Deputado estadual (cinco dígitos)
Senador (três dígitos)
Governador (dois dígitos)
Presidente da República (dois dígitos)
Se inscreva no nosso canal no YouTube /TVClassista