No próximo dia 29 de julho, a partir das 18 horas, a sede da CTB Nacional, na capital paulista, será palco de um evento em solidariedade a Cuba e ao povo cubano. Trata-se da comemoração do “26 de julho”, dia em que o processo revolucionário, liderado por Fidel Castro, tomou de assalto o quartel Moncada. A investida não foi vitoriosa, mas marcou o início do Movimento Revolucionário 26 de Julho (MR26), que viria a desaguar na vitória em 1° de Janeiro de 1959. Todos os anos a data é celebrada não só pelos cubanos, mas pelos amigos da causa cubana.
Em São Paulo, existe o Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba (MPSC), que está organizando o evento sediado na CTB. O ato contará com a presença do Cônsul cubano da capital paulista, do dirigente do MST, João Paulo Ribeiro, e do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, que será o anfitrião.
Segundo o dirigente nacional da CTB, Rogério Nunes, “nós, da CTB, como uma entidade sindical dos trabalhadores e trabalhadoras que defendemos o socialismo, temos essa solidariedade não só no estatuto, não só na resolução de Congresso, mas na prática. Então nesse momento é importante a CTB sediar, apoiar, divulgar e mobilizar aqueles que defendem a solidariedade, a independência dos povos, para esse ato aqui na CTB no dia 29”.
A CTB convida a militância sindical, os movimentos sociais que apoiam a causa cubana e se posicionam contra o bloqueio a participar desta atividade que será aberta ao público.
Rogério denuncia: “Os EUA não dão trégua, desde o início da revolução, em 1959. A partir do momento que o Movimento Revolucionário 26 de Julho se incorporou ao Partido Comunista Cubano, e Cuba ficou alinhada à União Soviética na época, então os EUA têm Cuba e o povo cubano como inimigos, e tenta a todo custo derrubar aquele processo revolucionário, o processo de construção socialista naquela ilha, e as iniciativas são até hoje todas frustradas porque existe uma unidade muito grande entre o projeto político do governo revolucionário cubano, tendo à frente o Partido Comunista Cubano, e seus povos. Por isso também é importante ter os governos aliados que defendem o processo”.
Ao final do debate, haverá música cubana!
O evento será transmitido por uma série de páginas progressistas, basta escolher um dos links para acompanhar em tempo real:
Movimento paulista de solidariedade a Cuba (https://www.facebook.com/mpscsolidariedadeacuba)
CTB Nacional
Barão de Itararé
Barão de Itararé SP
Brasil de Fato
Sindicato dos Jornalistas
Comitê LulaLivre Mauro Chazanas (https://www.facebook.com/comitelulalivresjc)
Arma da Crítica (https://www.facebook.com/armacritica)
Solidariedade a Cuba (https://www.facebook.com/solidariedadeacuba)
CTB SP
PCdoB São Paulo
PCdoB SP
PCB – SP (https://www.facebook.com/partidaosp)
Blogueiros Progressistas SP / BlogProgSP (https://www.facebook.com/BlogProgSP/)
jornal A verdade – https://www.facebook.com/AVerdadeJornal. https://www.facebook.com/armacritica. https://www.facebook.com/solidariedadeacuba https://www.facebook.com/mpscsolidariedadeacuba
Coletivo José Marti de Solidariedade aos povos de Campinas
Serviço
Ato de solidariedade a Cuba
Quando: dia 29 de julho
Horário: 18 horas
Local: Sede da CTB, rua Cardoso de Almeida, 1843