É com muito pesar que a CTB Minas recebeu a notícia da morte do trabalhador metalúrgico Lucas Eduardo da Silva, de 28 anos. Lucas perdeu sua vida ao sofrer um acidente enquanto realizava, a mando de superiores, um procedimento de limpeza no dreno do alto forno 4, setor 2, na Metalsider, em Betim (MG), empresa à qual era empregado. A entrada de pessoas no dreno é proibida, dada a alta temperatura e acúmulo de gás em seu interior.
Infelizmente, este não é o primeiro caso de morte de trabalhadores na Metalsider. Outras mortes que poderiam ter sido evitadas ocorreram nos último anos dentro da empresa. É inaceitável que sigamos perdendo vidas por negligência, falta de cuidado e preocupação das empresas com seus funcionários. É inaceitável que sigamos perdendo vidas para a ganância e exploração. A vida humana não é mercadoria!
Lamentamos o ocorrido e prestamos nossa solidariedade à família, aos amigos e colegas de trabalho de Lucas. Aguardamos que todas as investigações sejam feitas o mais rápido possível e que os responsáveis sejam punidos. Continuaremos nossa luta por trabalho digno, por direitos, pela vida dos trabalhadores e para que tragédias como essa não ocorram jamais.
Belo Horizonte, 13 de janeiro de 2022.