A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) conclama seus dirigentes, militantes e amigos a participarem da vaquinha virtual em prol da ciência e de Jorge Venancio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Para apoiar a causa, basta clicar no link http://vaka.me/2467044 e contribuir.
“Recebi intimação de uma interpelação judicial do pesquisador responsável pela pesquisa em que ocorreram 200 mortes no Amazonas. Provavelmente ela vai se desdobrar num processo criminal”, diz Jorge, que também é membro da direção executiva da CTB.
Quem quer intimidá-lo, com um descabido processo por difamação, é o endocrinologista Flávio Adsuara Cadegiani, cujo nome se tornou mais conhecido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. No começo do ano, Cadegiani realizou uma pesquisa repleta de irregularidades em três estados, provocando a morte de ao menos 200 pessoas. Por isso, a Conep o denunciou ao MPF (Ministério Público Federal). O relatório final da CPI também pede o indiciamento de Cadegiani por “crime contra a humanidade”.
Embora a denúncia seja de autoria da Conep – órgão ligado ao CNS (Conselho Nacional de Saúde) –, Cadegiani ataca Jorge Venancio de forma deliberada. Mas o que está em jogo, além da integridade do coordenador da Conep, é também a luta contra o negacionismo e em defesa da ciência.
“Peço a ajuda dos amigos para a vaquinha necessária, com a sua contribuição e principalmente com a divulgação ampla desta arrecadação. Estou confiante que haverá muitos brasileiros comprometidos com a defesa dos direitos dos que participam em pesquisas e que admiram o trabalho sério desenvolvido pela nossa Conep”, afirma Jorge.
Por tudo isso, a CTB aderiu à vaquinha virtual. É hora de prestar solidariedade a Jorge Venancio e à ciência!