O ator Sérgio Mamberti morreu nesta sexta-feira (3) aos 82 anos por falência múltipla de órgãos. O artista dedicou-se por mais de 60 anos à arte e à cultura brasileiras por meio de diversas atividades: foi ator, diretor, produtor, autor, artista plástico e ocupou vários cargos políticos no Ministério da Cultura.
Destacou-se como um artista profundamente engajado na luta do povo brasileiro, um crítico do neofascismo e defensor da democracia. Mamberti foi conselheiro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão do Itararé.
Era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e teve atuação intensa durante os mandatos do ex-presidente Lula. Presidiu três secretarias no Ministério da Cultura: Música e Artes Cênicas; Identidade e Diversidade Cultural; e Políticas Culturais. Também foi presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Assista no vídeo abaixo a entrevista que o jornalista Altamiro Borges, presidente do Barão, fez com o grande artista que o Brasil perdeu nesta sexta-feira, onde ele ressalta o papel proeminente da cultura na resistência ao retrocesso inaugurado pelo golpe de 2016 e radicalizado por Jair Bolsonaro.
Se inscreva no nosso canal no YouTube /TVClassista