Com a vitória da Chapa 1, foi finalizado o processo de eleição para a diretoria do Sintemmd (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal de Divinópolis), realizado nos dias 30 e 31 de agosto. A chapa, que representa a atual diretoria, teve 88% dos votos e tem o apoio da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Valéria Morato, presidenta da CTB Minas, acompanhou parte da campanha e as votações. “Sabemos da seriedade do trabalho da diretoria do Sintemmd”, afirma. “Agradeço o voto dos professores e trabalhadores em educação de Divinópolis e também parabenizo a Chapa 1 pela vitória.”
“Temos a certeza de que um sindicato se torna forte somente com a união dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirma Rodrigo Rodrigues Ferreira, diretor reeleito do Sindicato. Para ele, a votação foi expressiva, e mostra que a categoria se sente representada.
O dirigente conta que o mandato de 2018 a 2021 foi repleto de desafios: “ao assumir, nos deparamos com dificuldades financeiras e, de início, encaramos uma greve geral por quitação de salários, além da pandemia”. Hoje, ele considera que o diálogo com a administração pública é bom. “A habilidade e conhecimento para o trato político vem garantindo avanços históricos para as demandas dos trabalhadores de Divinópolis”.
Para Rodrigo, parcerias com a Fitee (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) e com a CTB, foram fundamentais para a reconstrução do trabalho no Sindicato. Ele considera que houve avanços nas conquistas: “hoje atendemos com qualidade as demandas, estamos numa sede com infraestrutura adequada ao trabalho e oferecemos um corpo jurídico de referência”.
Para a próxima gestão, o diretor aponta uma luta urgente que é de todos: “Junto com os sindicatos da rede pública, estamos conclamando a todos para derrubar a PEC 32, que é um pacote de maldades e tira o direito da população aos serviços públicos”.