Por André Cintra
Acontece no próximo dia 22 de maio, das 9 às 14 horas, a Plenária Nacional dos Metalúrgicos – que deve reunir 200 lideranças sindicais da categoria, atuantes em todas as regiões do País. A atividade será promovida pela Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil), nos marcos da preparação para seu 3º Congresso. Toda a programação será realizada de modo virtual, por videoconferência.
“Diante da crise que o Brasil vive sob o governo Bolsonaro e sob a pandemia de Covid-19, nossa plenária tem dois objetivos centrais”, afirma Wallace Paz, secretário-geral da Fitmetal. “O primeiro é atualizar nossas bases sobre esta realidade política, econômica, social e sanitária, que atinge profundamente os trabalhadores da indústria e o conjunto do povo brasileiro. O segundo objetivo é, à luz dessas reflexões, aprovar uma agenda de ações e lutas para a Fitmetal.”
A primeira parte da plenária terá exposições do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e do economista Rodolfo Vianna, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Também marcarão presença os sindicalistas Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil); Ubiraci Dantas de Oliveira, o “Bira”, presidente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil); e Valéria Morato, presidenta da CTB Minas Gerais (a seção mineira da CTB).
A segunda parte será dedicada ao debate e à aprovação das resoluções da plenária, com destaque para o Plano de Ação da Fitmetal. A Federação também apresentará um balanço da estruturação atual das entidades de base, feito a partir de uma série de reuniões bilaterais e sabatinas com dirigentes sindicais.
Fundada em 2010, a Fitmetal está presente hoje em dez estados, com entidades filiadas e parceiras, núcleos de base e oposições. Além da CTB, a Federação é filiada à UIS-MM/FSM (União Internacional Sindical de Metalúrgicos e Mineiros da Federação Sindical Mundial).
Por deliberação da Comissão Executiva da Fitmetal, a Plenária Nacional dos Metalúrgicos será batizada como Plenária Moacir Paulino, em homenagem a este histórico sindicalista operário de Pernambuco, que faleceu no último dia 20 de setembro. Moacir era dirigente da Fitmetal e líder da “Oposição Classista” ao Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE). A plenária também fará homenagens a outras lideranças da categoria que faleceram entre 2020 e 2021.
Confira abaixo a programação da plenária:
Plenária Nacional dos Metalúrgicos – Moacir Paulino
ORGANIZAÇÃO: Fitmetal | DATA: 22/5/2021, sábado
- 9h: Abertura da Plenária
- 9h05: Votação do Regimento Interno e Homenagem a Metalúrgicos
- 9h15: Ato Político
- 9h45: Análise da Conjuntura Brasileira e da Situação da Indústria Nacional
- 11h45: Apresentação da Pesquisa sobre as Bases da Fitmetal e do Balanço Financeiro
- 12h: Plano de Ação da Fitmetal
- 14h: Encerramento da Plenária