Por Railídia Carvalho
“A classe trabalhadora é a principal vítima da pandemia, à qual ficou mais exposta e vulnerável, assim como do desemprego em massa e da queda ou mesmo perda total da renda’, a afirmação é do sindicalista Adilson Araújo, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). As declarações foram feitas ao Portal CTB às vésperas da reunião da Direção nacional da entidade que se inicia nesta quinta-feira (17).
“Para a CTB o tempo presente exige muita reflexão e a melhor compreensão do quadro político tão adverso. Para o conjunto da classe trabalhadora brasileira só resta intensificar a resistência e a luta contra o governo Bolsonaro e em defesa da vida, da democracia e dos direitos”, complementou o dirigente.
184 mil brasileiros e brasileiros foram vítimas fatais da covid-19. Adilson responsabilizou o governo de Jair Bolsonaro pela grave situação vivida pelo Brasil neste final de ano, com mortes pela pandemia e desemprego em massa. “A conduta irresponsável deste governo ultraliberal de plantão, negacionista e corrupto, contribuiu para o genocídio que já ceifou tantas vidas”.
O presidente da CTB também criticou a política do governo que segue a cartilha do Estado mínimo, corte dos investimentos públicos, privatizações e concessões. “Uma política de entrega e venda do patrimônio público e entrega das empresas estratégicas que coloca o país em rendição total. É literalmente a implantação do neocolonialismo, aonde se ara terra para os ricos, o rentismo e os grandes grupos econômicos”, comparou Adilson.
“Diante do quadro conturbado é primordial que os nossos dirigentes, as nossas dirigentes, militantes classistas ocupem a vanguarda da luta pela vacinação universal, prorrogação do auxílio emergencial e o enfrentamento do drama do desemprego, que reclama como resposta urgente a retomada dos investimentos públicos”, concluiu o dirigente.
Confira a programação da reunião da Direção Nacional da CTB
17 – Quinta
9h. Abertura
9h30min – Apresentação da Resolução Política
Conjuntura : Altamiro Borges, jornalista Barão de Itararé
14h. Balanço da Atividade Sindical da CTB Nacional e das Sessões Estaduais
18 – Sexta
9h. Agenda 2021 – Fórum das Centrais
11h. Formação Sindical e Comunicação (Constituição da Rede Povo de Comunicação)
19 – sábado
18h. Live Cultural de aniversário dos 13 anos da CTB