Em 1º de dezembro de 1989, o Sindicato dos Bancários da Bahia ousou e adotou a edição diária, impressa, de O Bancário, jornal voltado não só para a categoria, mas para toda a sociedade, com a divulgação e interpretação de notícias locais, nacionais e internacionais.
São 31 anos produzindo informação sob a ótica classista, fazendo o contraponto à grande mídia, comprometida com os interesses do poder econômico e que sempre tenta boicotar a organização dos trabalhadores e desqualificar o movimento sindical.
Responsabilidade, ética e compromisso com os fatos pautam as notícias do jornal, que é distribuído nas agências bancárias e diversos órgãos, como Assembleia Legislativa da Bahia, Câmara Municipal, tribunais e demais instituições, todos os dias. Único jornal diário dos movimentos sociais no Brasil, O Bancário é referência nacional, uma importante ferramenta na democratização da comunicação.
Além de notícias sobre o mundo dos bancários, veicula também política, economia, saúde, meio ambiente, cultura e esporte. O jornal é diversificado e se consolida como mídia alternativa de qualidade e credibilidade.
Ao longo de mais de três décadas, a estética do jornal O Bancário mudou, foi repaginado. Mas, a essência é a mesma. Linguagem clara, direta, que dialoga com o trabalhador e cumpre o importante papel de ajudar a informar e formar a categoria e a sociedade.
Escola de Jornalismo
Em mais de três décadas, O Bancário tem se constituído em uma verdadeira escola na formação de jornalistas. Competentes profissionais que hoje trabalham em veículos de comunicação, na universidade, em assessorias privadas e públicas, iniciaram e/ou passaram pela redação do jornal do Sindicato dos Bancários da Bahia.
São os casos de Dante Matisse, hoje na Record, Emília Ribeiro na Secretaria da Mulher, Carol Melo na Band, Patrícia Trigueiros na TV Bahia, Eliane Costa na Federação dos Bancários, Kardé Mourão no Sinposba, Priscilla Dibai na UFBA, além de Rafael Barreto, Maiana Brito e Pedro Augusto (in memoriam).
Entre os jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, designers e estagiários que hoje integram a equipe de Comunicação do Sindicato estão Rose Lima, Rogaciano Medeiros, Ana Beatriz Leal, Renata Lorenzo, Manoel Porto, João Ubaldo, Jeferson Bezerra, Angélica Alves, Alan Barbosa, Ney Sá, Rogério Almeida, Luara Moreno, André Brandão, Márcio Souza, Jailton Santos e Ieda Bitencourt.
Hoje sob a responsabilidade de Adelmo Andrade, o Departamento de Comunicação já foi dirigido por Adilson Araújo (atual presidente nacional da CTB), Emanoel Souza, Miguel Cerqueira e Geraldo Galindo.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia