Leia o discurso do secretário geral do Partido Comunista pronunciado por ocasião dos 60 anos do Congresso Nacional do Povo.
Camaradas, amigos,
Sessenta anos atrás, os fundadores da República Popular da China (PRC), juntamente com mais de 1.200 deputados eleitos para o Congresso Nacional do Povo (NPC), convocaram a Primeira Sessão do Primeiro NPC e adotaram a Constituição da República Popular da China, estabelecendo assim o sistema político fundamental de nosso país – o sistema de congressos populares. Este foi um evento que marcou época na história política da China e do mundo, já que a China, um país com uma história de 5.000 anos e uma população de centenas de milhões, criou um novo tipo de sistema político no qual o povo se tornou senhor de seu país.
Hoje, nos encontramos nesta grande ocasião para celebrar o 60º aniversário do NPC. Estamos aqui para fazer uma retrospectiva de como o sistema de congressos populares foi estabelecido e desenvolvido, reafirmar nossa confiança no caminho, nas teorias e no sistema de socialismo com características chinesas, defender e melhorar o sistema de congressos populares a partir deste novo ponto de partida histórico, e melhor organizar e mobilizar o povo chinês de todos os grupos étnicos no esforço para realizar os Dois Objetivos do Centenário e o sonho chinês de rejuvenescimento nacional.
Camaradas, amigos,
Depois que os tempos modernos começaram, o povo chinês foi confrontado com a questão histórica de que tipo de sistema político deveria ser estabelecido na China. O povo chinês realizou árduas explorações em busca de uma resposta para essa pergunta.
Após a Guerra do Ópio de 1840, a China foi gradualmente reduzida a uma sociedade semicolonial e semifeudal. Naquela época, para salvar a nação da subjugação e alcançar seu rejuvenescimento, o povo chinês e inúmeros patriotas dedicados trabalharam incansavelmente na busca de um sistema político adequado às condições nacionais da China. Antes da Revolução de 1911, uma série de iniciativas com esse propósito fracassaram, incluindo o Movimento do Reino Celestial Taiping, o Movimento de Ocidentalização, o Movimento de Reforma de 1898, o Movimento Yihetuan e as novas políticas do final da Dinastia Qing . Após a Revolução de 1911, a China experimentou formas políticas como a monarquia constitucional, a restauração da monarquia tradicional, o sistema parlamentar, o sistema multipartidário e o sistema presidencialista.Várias forças políticas e seus representantes entraram em cena, mas nenhuma foi capaz de encontrar a resposta certa. A China ainda estava dilacerada e presa em um estado de pobreza e fraqueza, potências estrangeiras ainda tiranizavam e saqueavam a China e o povo chinês ainda vivia na miséria e na humilhação.
O presidente chinês Xi Jinping, também Secretário-Geral do Comitê Central do PCC e Presidente do Comitê Militar Central do PCC, participa das discussões da delegação da Mongólia Interior durante a Primeira Sessão do 13º NPC em 5 de março de 2018. FOTO DO REPÓRTER XINHUA XIE HUANCHI
Os fatos provaram que movimentos de autoaperfeiçoamento sem impacto social penetrante, reformismo praticado sob outros nomes, guerras camponesas à moda antiga, revoluções democráticas lideradas por burgueses revolucionários e vários outros esquemas que copiaram os sistemas políticos ocidentais não foram capazes de cumprir o tarefas de salvar a China da subjugação e combater o imperialismo e o feudalismo, nem capaz de estabilizá-la política ou socialmente. Nem é preciso dizer que eles não foram capazes de fornecer as garantias institucionais necessárias para que a China gerasse prosperidade nacional e bem-estar público.
O Partido Comunista da China (PCC) nasceu da luta tenaz do povo chinês para seguir em frente. Desde a sua fundação, o PCCh se comprometeu a tornar o povo chinês o senhor de seu país e a alcançar o rejuvenescimento da nação chinesa. Dedicado a “perseguir uma China ideal”, o PCC se esforçou para “despertar dezenas de milhões de trabalhadores e camponeses” e convocou-os a participar de uma árdua luta revolucionária, acabando por derrubar as “três grandes montanhas” do imperialismo, feudalismo e burocracia. capitalismo e a fundação de uma nova China na qual o controle do país e da sociedade estava nas mãos de centenas de milhões de chineses.Este grande evento histórico alterou fundamentalmente o trágico destino que a China enfrentou no início dos tempos modernos, quando sofreu tanto turbulências internas quanto agressões estrangeiras e estava vulnerável a abusos.
Depois que o PCC levou o povo chinês à vitória na fundação da Nova China, as questões fundamentais relativas ao futuro do país e ao destino de seu povo passaram a ser como organizar o poder do Estado e como governar o país. Por meio de pesquisas práticas e teóricas, os comunistas chineses encontraram a resposta. Na verdade, já em 1940, Mao Zedong disse: “Não há Estado que não tenha um aparato apropriado de poder político para representá-lo. A China pode agora adotar um sistema de congressos populares, desde o congresso popular nacional até o provincial , congressos populares de condado, distrito e município, com todos os níveis elegendo seus respectivos órgãos governamentais. “
O nascimento da RPC proporcionou as condições necessárias para que o povo chinês colocasse em prática essa ideia. Em setembro de 1949, o Programa Comum da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, que serviu como uma constituição provisória, proclamou a implementação pelo PRC do sistema de congressos populares. Em setembro de 1954, a Constituição da República Popular da China adotada na Primeira Sessão do APN estipulou claramente: “Todo o poder na República Popular da China pertence ao povo. O Congresso Nacional Popular e os congressos populares locais em vários níveis são os órgãos através dos quais as pessoas exercem o poder estatal. “
Mao Zedong posa para uma foto de grupo com deputados à Primeira Sessão do Primeiro Congresso Nacional do Povo da República Popular da China em 21 de setembro de 1954. Sentados na primeira fila, da esquerda para a direita, estão Dong Biwu, Zhou Enlai, Li Jishen, Liu Shaoqi, Mao Zedong, Soong Ching-ling, Zhang Lan e Lin Boqu. XINHUA / FOTO DE HOU BO
A implementação pela China do sistema de congressos populares representou uma inovação monumental na história política humana feita pelo povo chinês e refletiu todas as dolorosas lições extraídas do processo político da China desde o início dos tempos modernos. Foi o resultado da dramática transformação e desenvolvimento da sociedade chinesa ao longo de mais de um século, e da escolha inevitável feita pelo povo chinês, que finalmente se tornou senhores de seu país e assumiu o controle de sua própria densidade.
Nos últimos 60 anos, e particularmente nos mais de 30 anos desde o lançamento da reforma e abertura, o sistema de congressos populares tem se consolidado e desenvolvido continuamente, demonstrando grande vitalidade. Nas últimas seis décadas, ficou provado pela prática que este sistema é sólido, está de acordo com as condições e realidades nacionais da China, incorpora o caráter socialista de nosso país, salvaguarda o papel do povo como dono de seu país e garante o rejuvenescimento. de nossa nação. Deng Xiaoping disse uma vez: “Temos uma legislatura unicameral, o Congresso Nacional do Povo, que melhor se adapta às realidades da China. Contanto que mantenha as políticas e orientações corretas, tal órgão legislativo ajuda muito a fazer o país prosperar e evitar muita disputa. “Jiang Zemin enfatizou que o sistema de congressos populares “é a cristalização da longa experiência de nosso Partido no desenvolvimento do poder estatal do povo, bem como uma característica única e vantagem da maneira como o Partido dirige os assuntos de Estado”. Hu Jintao também destacou: “O sistema de congressos populares é um meio importante e uma forma definitiva que permite ao povo cumprir seu papel como senhor de seu país e um importante veículo institucional para a cultura política socialista da China”.O sistema de congressos populares é um meio importante e uma forma definitiva que permite ao povo cumprir seu papel como senhor de seu país e um importante veículo institucional para a cultura política socialista da China ”.O sistema de congressos populares é um meio importante e uma forma definitiva que permite ao povo cumprir seu papel como senhores de seu país e um importante veículo institucional para a cultura política socialista da China ”.
À medida que embarcamos em novos empreendimentos, devemos exercer plenamente o papel do sistema de congressos populares como nosso sistema político fundamental e continuar a usar esse sistema como meio de manter o futuro do país e da nação com segurança nas mãos de nosso povo . Esta é uma missão gloriosa que nos foi confiada pelos tempos em que vivemos.
Camaradas, amigos,
Na China, a fim de desenvolver a democracia socialista, garantir o papel do povo como senhores de seu país e assegurar que os assuntos políticos do país sejam não só cheios de vitalidade, mas também estáveis e ordenados, é fundamental que integremos estreitamente o liderança do PCC, a supremacia do povo e o estado de direito. O sistema de congressos populares é um arranjo institucional fundamental para o cumprimento dessa tarefa.
—Para defender e melhorar o sistema de congressos populares, devemos defender resolutamente a direção do PCC. A liderança do PCC é a característica definidora do socialismo com características chinesas. Sem o PCC, a Nova China não existiria, nem a prosperidade que desfrutamos hoje. Manter o papel do PCC como forte núcleo de liderança é a chave para o futuro da nação chinesa. A direção do PCC visa apoiar e garantir o papel do povo como dono de seu país. Devemos defender o papel central do Partido no exercício da liderança geral e na coordenação das iniciativas gerais, e usar o sistema de congressos populares para garantir que as diretrizes, princípios, políticas, decisões e arranjos do Partido sejam totalmente aplicados e efetivamente implementados nos assuntos nacionais.Devemos dar respaldo e apoio aos órgãos do poder estatal para que desempenhem suas funções de forma ativa, independente, responsável e coordenada e em conformidade com a Constituição e a lei. Devemos continuar a fortalecer e melhorar a liderança do Partido, para que nos tornemos mais capazes de transformar as propostas do Partido em vontade do Estado e fazer com que os candidatos indicados pelo Partido assumam cargos de liderança em órgãos do poder do Estado por meio de procedimentos estatutários, usando órgãos de poder do Estado para exercer a liderança do Partido sobre o país e a sociedade, e usando o princípio do centralismo democrático para defender a autoridade do Partido e do governo e garantir a unidade dentro do Partido e em todo o país.responsável, coordenada e de acordo com a Constituição e a lei. Devemos continuar a fortalecer e melhorar a liderança do Partido, para que nos tornemos mais capazes de transformar as propostas do Partido em vontade do Estado e fazer com que os candidatos indicados pelo Partido assumam cargos de liderança em órgãos do poder do Estado por meio de procedimentos estatutários, usando órgãos de poder do Estado para exercer a liderança do Partido sobre o país e a sociedade, e usando o princípio do centralismo democrático para defender a autoridade do Partido e do governo e garantir a unidade dentro do Partido e em todo o país.responsável, coordenada e de acordo com a Constituição e a lei. Devemos continuar a fortalecer e melhorar a liderança do Partido, para que nos tornemos mais capazes de transformar as propostas do Partido em vontade do Estado e fazer com que os candidatos indicados pelo Partido assumam cargos de liderança em órgãos do poder estatal por meio de procedimentos estatutários, usando órgãos de poder do Estado para exercer a liderança do Partido sobre o país e a sociedade, e usando o princípio do centralismo democrático para defender a autoridade do Partido e do governo e garantir a unidade dentro do Partido e em todo o país.para que nos tornemos mais capazes de transformar as proposições do Partido na vontade do Estado e fazer com que os candidatos indicados pelo Partido assumam posições de liderança em órgãos do poder estatal por meio de procedimentos estatutários, usando órgãos do poder estatal para exercer a liderança do Partido sobre o país e sociedade, e usando o princípio do centralismo democrático para defender a autoridade do Partido e do governo e garantir a unidade dentro do Partido e em todo o país.para que nos tornemos mais capazes de transformar as proposições do Partido na vontade do Estado e fazer com que os candidatos indicados pelo Partido assumam posições de liderança em órgãos do poder estatal por meio de procedimentos estatutários, usando órgãos do poder estatal para exercer a liderança do Partido sobre o país e sociedade, e usando o princípio do centralismo democrático para defender a autoridade do Partido e do governo e garantir a unidade dentro do Partido e em todo o país.e usando o princípio do centralismo democrático para defender a autoridade do Partido e do governo e garantir a unidade dentro do Partido e em todo o país.e usando o princípio do centralismo democrático para defender a autoridade do Partido e do governo e garantir a unidade dentro do Partido e em todo o país.
Deputados ao Congresso Nacional do Povo entram no Huairen Hall em Zhongnanhai durante a Primeira Sessão do Primeiro NPC, que foi realizada de 15 a 28 de setembro de 1954. Huairen Hall foi o local para as reuniões do NPC desde a Primeira Sessão do Primeiro NPC até a Primeira Sessão do Segundo NPC. O Grande Salão do Povo foi concluído em setembro de 1959 e se tornou o local para todas as sessões plenárias do NPC desde a Segunda Sessão do Segundo NPC em 1960.
FOTO DO REPÓRTER XINHUA QI GUANSHAN
—Para defender e melhorar o sistema de congressos populares, devemos salvaguardar e desenvolver o papel do povo como senhor de seu país. A supremacia do povo constitui o núcleo e a essência da democracia socialista. A democracia popular representa a força vital do socialismo. Sem democracia, não haveria socialismo, modernização socialista ou rejuvenescimento nacional. Devemos defender o princípio de que todo o poder no país pertence ao povo, garantir o papel dominante do povo e apoiar e garantir o exercício do poder do Estado através dos congressos populares. Devemos expandir a democracia popular melhorando os sistemas democráticos, enriquecendo as formas de democracia e criando mais canais para a prática da democracia e permitindo uma participação política mais ampla e ordenada dos cidadãos em todos os níveis e em todos os domínios,com o objetivo de desenvolver uma democracia popular de amplo alcance, de conteúdo pleno e de refinada prática. Em todas as iniciativas do país, devemos implementar a linha de massa do Partido, construir laços estreitos com o povo, alcançá-lo, responder às suas expectativas e resolver os problemas que são de maior, mais direta e prática preocupação para eles. , em um esforço para reunir a sabedoria e a força da mais ampla maioria possível do povo.e a mais prática preocupação para eles, em um esforço para reunir a sabedoria e a força da mais ampla maioria possível do povo.e a mais prática preocupação para eles, em um esforço para reunir a sabedoria e a força da mais ampla maioria possível do povo.
—Para defender e melhorar o sistema de congressos populares, devemos promover de forma abrangente a governança do país baseada na lei. Para desenvolver a democracia popular, devemos apoiar a governança baseada na lei e salvaguardar a autoridade da Constituição e da lei, consolidar as bases institucionais e legais da democracia e garantir que as instituições e leis relevantes não mudem quando a liderança muda, ou quando o os líderes ajustam seus pontos de vista ou mudam o foco de sua atenção. A Constituição é a lei fundamental do país. Para defender o estado de direito, devemos primeiro defender o primado da Constituição; e para governar com base na lei, devemos primeiro governar com base na Constituição. Devemos aderir ao Estado de Direito como princípio básico pelo qual o CPC lidera as pessoas na gestão do país,e a governança baseada na lei como o método básico de governança nacional, em um esforço contínuo para construir uma China governada pelo Estado de Direito. Devemos promover o espírito do estado de direito socialista através do sistema de congressos populares, lançar e fazer avançar todos os empreendimentos e iniciativas do país em linha com as leis e regulamentos formulados pelos congressos populares e suas comissões permanentes, garantir os direitos do povo de participar e desenvolver-se como iguais, salvaguardar a equidade social e a justiça, respeitar e proteger os direitos humanos e colocar todas as iniciativas do país em bases legais.lançar e fazer avançar todos os empreendimentos e iniciativas do país em consonância com as leis e regulamentos formulados pelos congressos populares e suas comissões permanentes, garantir os direitos das pessoas de participar e se desenvolverem como iguais, salvaguardar a equidade e justiça social, respeitar e proteger os direitos humanos , e colocar todas as iniciativas do país em uma base legal.lançar e fazer avançar todos os empreendimentos e iniciativas do país em consonância com as leis e regulamentos formulados pelos congressos populares e suas comissões permanentes, garantir os direitos das pessoas de participar e se desenvolverem como iguais, salvaguardar a equidade e justiça social, respeitar e proteger os direitos humanos , e colocar todas as iniciativas do país em uma base legal.
—Para defender e melhorar o sistema de congressos populares, devemos defender o centralismo democrático. O centralismo democrático é o princípio básico que sustenta a organização e o funcionamento dos órgãos estatais da China. Os congressos populares exercem o poder estatal de maneira unificada, sendo o NPC o órgão supremo do poder estadual e os congressos populares locais em vários níveis sendo órgãos locais do poder estadual. Devemos defender os seguintes princípios: o povo exerce o poder do Estado por meio de congressos populares; os congressos populares em todos os níveis são formados por meio de um processo de eleição democrática e prestam contas ao povo e estão sujeitos ao seu escrutínio; os órgãos administrativos, judiciais e de procuradoria em todos os níveis são criados por congressos populares, que prestam contas a eles e estão sujeitos ao seu escrutínio;os poderes de tomada de decisão, execução da política e supervisão são razoavelmente divididos entre os órgãos do Estado, que exercem esses poderes de forma coordenada; os governos locais são incentivados a exercer plenamente sua iniciativa e entusiasmo sob a liderança unificada do governo central, de modo a garantir que todos os empreendimentos sejam organizados e promovidos pelo Estado de maneira integrada e eficaz.
Uma reunião eleitoral foi realizada no município de Xigou, condado de Pingshun, província de Shanxi, em 27 de setembro de 1953. Os trabalhadores agrícolas modelo nacionais Li Shunda e Shen Jilan foram eleitos deputados ao Congresso do Povo do município de Xigou. Os deputados recém-eleitos (da esquerda para a direita) Shen Jilan, Li Shunda, Han Chunlan e Zhang Qiuquan olham para os seus avisos de eleição com grande entusiasmo. FOTO DO REPÓRTER XINHUA XIANG HUAGENG
Camaradas, amigos,
O sistema de congressos populares é um componente importante do sistema de socialismo com características chinesas e o sistema político fundamental que sustenta o sistema de governança e a capacidade de governança da China. À medida que enfrentamos novas circunstâncias no futuro, devemos defender resolutamente o sistema de congressos populares e, ao mesmo tempo, aprimorá-lo de acordo com o tempo. No momento e no próximo período, devemos nos concentrar nas seguintes tarefas importantes.
Em primeiro lugar, devemos fortalecer e melhorar o trabalho legislativo. Como diz um antigo ditado chinês: “Nenhum país é forte ou fraco para sempre. Quando aqueles que defendem a lei são fortes, o país é forte; quando eles são fracos, o país é fraco.” Por meio de esforços de longo prazo, um sistema jurídico socialista com características chinesas foi formado, e agora temos leis para seguir em quase todos os aspectos de nossos assuntos nacionais e sociais. Esta é uma grande conquista que alcançamos e um novo ponto de partida a partir do qual podemos continuar avançando. À medida que as circunstâncias e os tempos mudam, nosso sistema jurídico deve continuar a se adaptar de acordo com os desenvolvimentos contemporâneos e práticos.
Devemos fortalecer a legislação em áreas importantes, garantir que haja uma base legal para o desenvolvimento nacional e as principais reformas e integrar melhor as decisões relacionadas ao desenvolvimento e à reforma com a tomada de decisões legislativas. Por meio de uma abordagem orientada para os problemas, precisamos tornar nossa legislação mais direcionada, ágil, sistemática e praticável, e exercer o papel da legislação na orientação e condução de nossas iniciativas. Devemos nos concentrar na tarefa-chave de elevar a qualidade da legislação, fazer avançar a legislação de maneira mais eficaz e democrática, melhorar os sistemas e procedimentos legislativos e nos esforçar para garantir que cada parte da legislação esteja em conformidade com o espírito da Constituição e reflita a vontade do povo e ganha o apoio do público.
Em segundo lugar, devemos fortalecer e melhorar a implementação das leis. A vitalidade e autoridade da lei residem na sua implementação. Como diz um antigo ditado chinês: “A implementação estrita das leis leva à ordem, enquanto a implementação negligente das leis leva à desordem.” Como atores importantes na implementação das leis, os órgãos administrativos, judiciais e de procuração em todos os níveis devem cumprir seus deveres legalmente prescritos na implementação das leis. Eles devem acabar com as situações em que as leis são ignoradas, a aplicação é frouxa e as violações ficam impunes; tomar medidas resolutas contra funcionários que abusam do poder para ganho pessoal, colocar seu poder acima da autoridade da lei ou dobrar a lei para atender a seus próprios fins; e proibir estritamente a violação dos direitos e interesses legítimos do povo.
Devemos implementar totalmente o princípio básico da governança baseada na lei, garantir que todos sejam iguais perante a lei, acelerar os esforços para estabelecer a China como um país socialista sob o estado de direito e continuar a promover uma legislação sólida, aplicação da lei estrita e administração imparcial de justiça e observância da lei por todos. Devemos promover a administração baseada na lei e acelerar o desenvolvimento de um governo baseado na lei na China. As agências administrativas em todos os níveis devem cumprir suas funções de acordo com a lei, desempenhando suas funções legalmente prescritas, abstendo-se de agir sem autorização legal. Nenhuma organização ou indivíduo pode ter privilégios extralegais. Devemos promover a administração imparcial da justiça, mais reformas judiciais, acelerar o estabelecimento de um sistema imparcial, eficiente,e sistema judicial autorizado, melhorar os sistemas judiciais para a proteção dos direitos humanos, punir estritamente a corrupção judicial e garantir que as pessoas sintam que estão sendo tratadas de forma justa e justa em cada caso judicial.
Terceiro, devemos fortalecer e melhorar a supervisão. Os olhos do público estão por toda a parte e não perdem nada, o que faz do povo uma importante força supervisora. Um governo só pode ser diligente quando supervisionado pelo povo, e a governança só pode ser mantida quando todos assumem suas responsabilidades. Um princípio importante do sistema de congressos populares e um requisito básico de seu desenho institucional é que o poder de todos os órgãos do Estado e seus funcionários deve estar sujeito a supervisão e restrições.
Os congressos populares em todos os níveis e seus comitês permanentes devem cumprir as funções de supervisão que lhes são confiadas pela Constituição e pela lei, salvaguardar a unidade, dignidade e autoridade do sistema jurídico do país, fortalecer a supervisão sobre a aplicação da lei e o trabalho judicial do povo governos, tribunais e procuradorias e asseguram que as leis e regulamentos sejam implementados de forma eficaz e que os poderes administrativos, judiciais e de procuradoria sejam exercidos de forma adequada. Os congressos populares locais e seus comitês permanentes devem garantir que a Constituição, as leis, os regulamentos administrativos e as resoluções dos congressos populares de nível superior e seus comitês permanentes sejam observados e aplicados em suas respectivas regiões administrativas. Devemos fortalecer a supervisão da disciplina do CPC,supervisão administrativa, supervisão baseada em auditoria, supervisão judicial e várias formas de supervisão disciplinar dentro dos órgãos estaduais. Devemos ampliar os canais pelos quais as pessoas fiscalizam o uso do poder, garantindo que os cidadãos tenham o direito de fazer críticas e sugestões sobre qualquer órgão do Estado ou funcionário do Estado, e de apresentar queixas, denúncias ou denúncias junto aos órgãos do Estado competentes contra qualquer Estado funcionário de órgão ou estado por violações de leis e abandono do dever. Devemos melhorar os mecanismos de apresentação de reclamações, denúncias e relatórios, e fortalecer a supervisão das procuradorias, garantindo que o poder e a responsabilidade andem de mãos dadas, que o exercício do poder esteja sujeito à supervisão, que a compensação seja fornecida pela violação de direitos,e que ações administrativas ilegais sejam investigadas.
O futuro de um partido político ou governo é determinado pelo fato de contar com apoio público. Devemos estar decididos a prevenir e combater as práticas às quais as pessoas se opõem e se ressentem. O que as pessoas mais ressentem é a corrupção, por isso devemos lutar resolutamente contra a corrupção. Devemos garantir que todos os assuntos, poderes e funcionários sejam regidos com base nas instituições e intensificar os esforços para formar mecanismos eficazes para garantir que os funcionários não tenham a oportunidade, o desejo ou a audácia de cometer atos de corrupção. Devemos garantir a supervisão pública sobre o exercício do poder para garantir a transparência e confinar o poder a uma gaiola institucional. Devemos trabalhar para “prender os tigres” e “matar as moscas” simultaneamente, garantir que todos os atos de corrupção sejam rigorosamente punidos,e providenciar para que todos os atos de peculato sejam reprimidos. Devemos dedicar nossos melhores esforços para combater a corrupção e promover a integridade no Partido, no governo e na sociedade, usando nosso progresso nesse sentido para ganhar maior confiança do povo.
Os eleitores pertencentes ao grupo étnico Miao votaram na mesa eleitoral central da vila de Longwu, no primeiro distrito eleitoral de Jilue Township. As eleições foram realizadas em 28 de outubro de 2016, uma vez que os congressos populares de nível municipal e municipal na cidade de Jishou, província de Hunan, mudaram os termos. FOTO DE YAO FANG
Quarto, devemos fortalecer os laços entre os deputados aos congressos populares e o público. A chave para a forte vitalidade e pontos fortes do sistema de congressos populares é que ele está profundamente enraizado nas pessoas. O nome de nosso país e os nomes de nossos órgãos estatais em todos os níveis começam com “o povo”, que indica a orientação básica do governo socialista da China. Os mais de 2,6 milhões de deputados a congressos populares em todos os níveis devem representar fielmente os interesses e a vontade do povo e participar do exercício do poder estatal de acordo com a lei. Os órgãos do Estado em todos os níveis e seus funcionários, independentemente de sua função, estão, em última instância, trabalhando a serviço do povo. Devemos garantir que essa orientação básica nunca vacile ou enfraqueça.
É um requisito inerente à implementação do sistema de congressos populares e uma exigência básica do povo sobre os representantes por eles eleitos e delegados que os órgãos estaduais em todos os níveis devem estreitar os laços com os deputados aos congressos populares e ao público em geral. Órgãos do Estado em todos os níveis e seus funcionários devem exercer poder para o povo, cumprir deveres para o povo e servir ao povo; consideram seus esforços para fortalecer os laços com os deputados aos congressos populares e ao público em geral como uma parte importante deles, que prestam contas ao povo e estão sujeitos à sua supervisão; ouvir opiniões e sugestões de deputados a congressos populares e ao público em geral; responder ativamente às preocupações públicas, sujeitando-se de boa vontade à supervisão do povo,e retificar seriamente as deficiências e erros em seu trabalho.
Quinto, devemos fortalecer e melhorar o trabalho dos congressos populares. As novas circunstâncias e tarefas exigiram mais do trabalho dos congressos populares em todos os níveis e de suas comissões permanentes. Em sintonia com o princípio de revisar, levar adiante, refinar e valorizar o que já alcançamos, devemos promover a inovação teórica e prática no sistema de congressos populares e elevar o trabalho dos congressos populares a um nível superior.
Os congressos populares em todos os níveis e suas comissões permanentes devem manter a orientação política correta, aumentar seu senso de responsabilidade política para o exercício do poder do Estado em nome do povo e cumprir as funções que lhe são confiadas pela Constituição e pela lei. Devemos aperfeiçoar os mecanismos de contato dos membros das comissões permanentes de congressos populares com os deputados aos congressos populares do mesmo nível, ampliar os canais de veiculação de informações sobre as condições sociais e de opinião pública, dar apoio e respaldo para que os deputados aos congressos populares realizem suas funções com base na lei, melhorar a composição das comissões permanentes e comissões especiais dos congressos populares, e melhorar os sistemas organizacionais, sistemas de trabalho,e procedimentos de deliberação de congressos populares. Os comitês do PCC em todos os níveis devem fortalecer e melhorar a liderança do Partido sobre o trabalho dos congressos populares e apoiar e garantir o exercício do poder com base na lei e o desempenho das funções dos congressos populares e seus comitês permanentes.
Camaradas, amigos,
A democracia popular é um princípio orientador que o PCC sempre defendeu. No caminho à frente, devemos seguir firmemente o caminho socialista chinês de avanço político e continuar a promover a democracia socialista e desenvolver uma cultura política socialista.
O tipo de pensamento que adotamos ao planejar e promover a democracia socialista da China tem um significado fundamental e de longo alcance para os assuntos políticos nacionais. Existem inúmeros exemplos ao longo da história e hoje em todo o mundo de que a escolha errada no caminho do desenvolvimento político leva à agitação social, estados em ruínas e governos falidos. A China é um grande país em desenvolvimento e, portanto, escolher o caminho certo para seu progresso político é uma questão importante de importância fundamental e geral.
Ao projetar e desenvolver o sistema político de um país, é imperativo focar na integração da história e da realidade, teoria e prática, forma e conteúdo. Devemos levar em consideração nossas condições e realidades nacionais, mantendo nossa herança de longa data e tendo em mente a experiência política que acumulamos e os princípios políticos que estabelecemos ao longo de nosso curso de desenvolvimento anterior, ao mesmo tempo em que respondemos às demandas atuais. e focando em questões atuais. Não devemos romper com a história ou simplesmente copiar outros sistemas políticos. Os sistemas políticos são usados para regular as relações políticas, estabelecer a ordem política, promover o desenvolvimento nacional e manter a estabilidade nacional,e, portanto, eles não podem ser iguais a todos ou julgados abstratamente sem referência a condições sociais e políticas específicas. Há uma visão de que não somos tão bons quanto alguns outros países porque não praticamos seus sistemas políticos, e que devemos compensar essa deficiência copiando-os. Enquanto isso, alguns acreditam que alguns de nossos sistemas políticos são supérfluos porque não são usados em outros países e, portanto, devemos nos livrar deles. Ambas as visões são simplistas, tendenciosas e, portanto, incorretas.e, portanto, devemos nos livrar deles. Ambas as visões são simplistas, tendenciosas e, portanto, incorretas.e, portanto, devemos nos livrar deles. Ambas as visões são simplistas, tendenciosas e, portanto, incorretas.
Sem dúvida, precisamos aproveitar as conquistas de outras civilizações políticas, mas nunca devemos abandonar os fundamentos do próprio sistema político da China. Considerando que a China é um país tão vasto e complexo, com mais de 9,6 milhões de quilômetros quadrados de área territorial e 56 grupos étnicos, que modelo podemos copiar? E quem está qualificado para jogar seu peso por aí e nos dizer o que fazer? Neste mundo rico e variado, devemos apoiar a inclusão, aprender com os pontos fortes dos outros com uma mente aberta e digerir e absorver o que aprendemos por meio de uma mentalidade objetiva para que possamos transformá-lo em nossa própria força, em vez de apenas copiar cegamente os outros . Não é possível para a China copiar os sistemas políticos de outros países, uma vez que esses sistemas não são adequados às nossas condições nacionais.Qualquer tentativa como essa levaria, na melhor das hipóteses, a uma má imitação e poderia até mesmo arruinar o futuro do país. Os sistemas mais confiáveis e eficazes para um país são sempre aqueles que criam raízes e se nutrem de seu próprio solo.
Não há dois sistemas políticos idênticos no mundo, e não existe um sistema político adequado a todos os países. Como o antigo filósofo chinês Mencius disse uma vez: “Que as coisas são diferentes é a natureza das coisas.” Como as condições em cada país são diferentes, seus sistemas políticos são únicos. O sistema político de um país é escolhido por seu povo e é o resultado de um longo processo de evolução e aperfeiçoamento com base em sua história, tradições culturais e desenvolvimento econômico e social. O sistema político socialista com características chinesas é viável, vibrante e eficiente precisamente porque cresceu em solo chinês e deve permanecer enraizado neste solo para que possa continuar a prosperar no futuro.
Camaradas, amigos,
Os principais critérios para julgar se um sistema político é democrático e eficaz são se o país pode conduzir transições de liderança de maneira legal e ordeira; se o povo pode administrar os assuntos nacionais, sociais, econômicos e culturais de acordo com a lei; se as pessoas podem expressar abertamente suas demandas; se vários setores da sociedade podem participar efetivamente dos assuntos políticos nacionais; se a tomada de decisão do Estado é racional e democrática; se talentos de uma variedade de setores podem entrar em sistemas de liderança e administração nacionais por meio de concorrência justa; se o partido do governo pode exercer liderança sobre assuntos nacionais de acordo com a Constituição e a lei; e se o exercício do poder está sujeito a restrições e supervisão eficazes.
Por meio de nossos esforços de longo prazo, progressos decisivos foram feitos na resolução dessas questões-chave. Abolimos o mandato vitalício de fato para os principais funcionários e adotamos o mandato limitado para alcançar transições ordenadas dentro dos órgãos do estado e no nível de liderança. Ampliamos as oportunidades de participação política ordeira do povo, permitindo que se envolvessem na tomada de decisões em uma ampla gama de questões e em vários níveis. Desenvolvemos a frente única patriótica mais ampla possível e uma democracia consultiva socialista única, reunindo efetivamente a sabedoria e a força de todos os partidos políticos, organizações, grupos étnicos, estratos sociais e pessoas de todas as esferas da vida. Trabalhamos muito para construir mecanismos de tomada de decisão que se conectem com o sentimento popular, reflitam a opinião pública, reúnam a sabedoria do povo,e valorizamos sua força, aumentando assim o nível de transparência e participação pública na tomada de decisões e garantindo que nossas decisões estejam em conformidade com os interesses e desejos das pessoas. Desenvolvemos mecanismos dinâmicos de seleção e nomeação de talentos exemplares, que nos permitem arregimentar personalidades dos mais diversos setores nas causas do Partido e do país. Temos buscado o progresso coordenado na governança baseada na lei, no exercício do poder do estado baseado na lei e na administração governamental baseada na lei, e promovemos o desenvolvimento integrado do estado de direito para o país, o governo e a sociedade, reforçando assim o estado de lei em toda a linha. Estabelecemos e refinamos um sistema de supervisão multinível e sistemas aprimorados para garantir a abertura em vários assuntos administrativos,de forma a garantir que os órgãos dirigentes do Partido e do Governo e seus funcionários exerçam o seu poder de acordo com os limites e procedimentos legalmente previstos.
A China pratica o sistema estatal de poder democrático popular liderado pela classe trabalhadora e baseado na aliança de trabalhadores e agricultores, o sistema de congressos populares como sistema de poder estatal, o sistema de cooperação multipartidária e consulta política sob a liderança do PCC, o sistema de autonomia étnica regional e o sistema de autogoverno comunitário, todos com características chinesas distintas. Tal conjunto de arranjos institucionais tem os seguintes pontos fortes: pode efetivamente garantir que as pessoas gozem de direitos e liberdades mais amplos e substanciais, assegurando sua ampla participação na governança nacional e social; pode regular efetivamente as relações políticas do país através do desenvolvimento de relações vibrantes entre partidos políticos, grupos étnicos,setores religiosos, camadas sociais e o povo chinês em casa e no exterior, aumentando assim a coesão nacional e criando estabilidade política e solidariedade; pode reunir forças nacionais por trás de grandes empreendimentos, efetivamente liberar e desenvolver forças produtivas, promover vários empreendimentos envolvidos no processo de modernização e melhorar continuamente os padrões de vida e a qualidade de vida; e pode efetivamente salvaguardar a independência nacional, a soberania, segurança e interesses de desenvolvimento da China e o bem-estar do povo chinês e da nação chinesa.promover vários empreendimentos envolvidos no processo de modernização e melhorar continuamente os padrões de vida e qualidade de vida; e pode efetivamente salvaguardar a independência nacional, a soberania, segurança e interesses de desenvolvimento da China e o bem-estar do povo chinês e da nação chinesa.promover vários empreendimentos envolvidos no processo de modernização e melhorar continuamente os padrões de vida e qualidade de vida; e pode efetivamente salvaguardar a independência nacional, a soberania, segurança e interesses de desenvolvimento da China e o bem-estar do povo chinês e da nação chinesa.
Graças a mais de 30 anos de reforma e abertura, as forças econômicas e nacionais da China em geral e o padrão de vida de nosso povo alcançaram novos patamares. Temos superado de forma consistente dificuldades e obstáculos incomuns à medida que avançamos. Todos os grupos étnicos na China trabalharam juntos para a prosperidade e o desenvolvimento comuns, e a harmonia e a estabilidade sociais foram mantidas a longo prazo. Esses fatos provaram que a democracia socialista da China tem enorme vitalidade e que o caminho do socialismo chinês para o avanço político é o caminho certo, pois está de acordo com as condições nacionais da China e garante a posição do povo como senhor de seu país.
Camaradas, amigos,
O sistema político de um país é determinado e reage às suas bases econômicas e sociais. Entre todas as várias instituições de um país, seu sistema político desempenha o papel fundamental. Portanto, para aumentar a confiança no sistema de socialismo com características chinesas, devemos primeiro aumentar nossa confiança no sistema político socialista chinês e aumentar nossa confiança e determinação em seguir o caminho socialista chinês de avanço político.
A democracia socialista com características chinesas é algo novo e bom. Obviamente, isso não quer dizer que o sistema político da China seja perfeito e não precise de mais melhorias ou desenvolvimento. O fato de termos confiança em nosso sistema não nos torna presunçosos ou complacentes, nem significa que somos resistentes à mudança e ao progresso. Em vez disso, exige que combinemos essa confiança com reformas e inovações contínuas, e que desenvolvamos e melhoremos nossas instituições políticas com base na defesa de nossos sistemas políticos básicos e fundamentais. Sempre acreditamos que o desenvolvimento da democracia socialista e do Estado de Direito na China ainda não atendeu plenamente ao requisito de expandir a democracia popular e promover o desenvolvimento social e econômico. A democracia socialista ainda precisa ser refinada em termos de seus sistemas,mecanismos, procedimentos, normas e operações específicas, e nossos esforços para garantir os direitos democráticos das pessoas e dar expressão à sua criatividade ainda são inadequados e precisam ser melhorados. À medida que trabalhamos para promover uma reforma abrangente, devemos fazer a reforma política de maneira ativa, mas prudente, fazer da salvaguarda do papel do povo como senhores de seu país o nosso foco fundamental e trabalhar para revigorar o Partido e o país e motivar o povo, de uma forma esforço contínuo para desenvolver nossa cultura política socialista.devemos promover a reforma política de maneira ativa, mas prudente, fazer da salvaguarda do papel do povo como senhor de seu país o nosso foco fundamental, e trabalhar para revigorar o Partido e o país e motivar o povo, em um esforço contínuo para desenvolver nossa cultura política socialista .devemos promover a reforma política de maneira ativa, mas prudente, fazer da salvaguarda do papel do povo como senhor de seu país o nosso foco fundamental, e trabalhar para revigorar o Partido e o país e motivar o povo, em um esforço contínuo para desenvolver nossa cultura política socialista .
O desenvolvimento da democracia socialista é uma parte essencial de nossos esforços para modernizar o sistema de governança e a capacidade de governança da China. O objetivo geral de promover a reforma de forma abrangente, que foi definido na Terceira Sessão Plenária do 18º Comitê Central do PCC, é composto de duas partes: melhorar e desenvolver o sistema de socialismo com características chinesas e modernizar o sistema de governança e capacidade da China. A primeira parte designa a orientação fundamental, que é o caminho do socialismo com características chinesas e nenhum outro caminho. A segunda parte deixa claro o rumo que tomaremos para melhorar e desenvolver o sistema de socialismo com características chinesas sob a orientação dessa orientação fundamental. Juntas, as duas partes constituem um todo.
A chave para desenvolver a democracia socialista é aumentar e expandir nossos pontos fortes e qualidades únicas, ao invés de enfraquecê-los e reduzi-los. Devemos defender o papel central do Partido no exercício da liderança geral e na coordenação de iniciativas globais, aumentar sua capacidade de governar de maneira científica, democrática e baseada na lei e garantir que o Partido conduza o povo no governo do país de maneira eficaz, para evitar que o povo chinês ficasse sem rumo como um navio sem ninguém ao leme ou dividido como um monte de areia solta. Devemos defender o princípio de que todo o poder no país pertence ao povo, garantindo não apenas eleições democráticas baseadas na lei, mas também tomadas de decisão democráticas baseadas na lei, gestão democrática e supervisão democrática,de modo a evitar o fenômeno de políticos fazerem promessas absurdas no processo eleitoral que não serão capazes de cumprir posteriormente. Devemos apoiar e melhorar o sistema de cooperação multipartidária e consulta política sob a liderança do PCC, e fortalecer a cooperação e coordenação de várias forças sociais, de modo a evitar conflitos faccionais entre os diferentes partidos políticos. Devemos defender e melhorar o sistema de autonomia étnica regional, consolidar as relações étnicas socialistas de igualdade, solidariedade, assistência mútua e harmonia, e permitir que pessoas de todos os grupos étnicos vivam juntos felizes, trabalhem juntos por uma causa comum e se desenvolvam em harmonia , de modo a prevenir o estranhamento e o conflito entre grupos étnicos. Devemos defender e melhorar o sistema de autogoverno comunitário,desenvolver a democracia em nível comunitário e garantir que as pessoas exerçam diretamente seus direitos democráticos de acordo com a lei, de modo a prevenir o surgimento de uma situação em que as pessoas tenham um poder nominal, mas não real. Devemos defender e melhorar o sistema e os princípios do centralismo democrático, exortando vários órgãos do estado a se tornarem mais capazes e eficientes, melhorar a coordenação e a cooperação e formar uma forte sinergia na governança nacional, de modo que não se contenham ou desperdicem energia valiosa em discutir uns com os outros.exortando vários órgãos estaduais a se tornarem mais capazes e eficientes, melhorar a coordenação e cooperação e formar uma forte sinergia na governança nacional, de modo que não se contenham ou desperdicem energia valiosa discutindo entre si.exortando vários órgãos estaduais a se tornarem mais capazes e eficientes, melhorar a coordenação e cooperação e formar uma forte sinergia na governança nacional, de modo que não se contenham ou desperdicem energia valiosa discutindo entre si.
Em suma, devemos continuar a sustentar a democracia socialista com instituições, padrões e procedimentos bem definidos, dar maior valor aos pontos fortes do sistema político socialista chinês e fornecer melhores garantias institucionais para a prosperidade, o desenvolvimento e a estabilidade duradoura de o partido e o país.
Camaradas, amigos,
Na cronologia tradicional chinesa, a cada 60 anos marca o início de um novo ciclo. Vamos aproveitar este momento para revisitar os comentários de Mao Zedong na Primeira Sessão do Primeiro NPC, 60 anos atrás. Ele disse: “Estamos totalmente confiantes de que podemos superar todas as dificuldades e sofrimentos e fazer de nosso país uma grande república socialista. Estamos avançando. Estamos agora engajados em uma grande e mais gloriosa causa, nunca realizada por nossos antepassados. Nosso objetivo deve ser alcançado. Nosso objetivo pode, sem dúvida, ser alcançado. ”
Os comunistas chineses e o povo chinês de hoje devem assumir esta missão elevada, trabalhar continuamente para desenvolver uma democracia socialista vibrante e dar as mãos para criar um futuro mais brilhante para o povo chinês e a nação chinesa na grande luta para realizar o Sonho Chinês. Vamos trabalhar juntos e trabalhar duro!
(Publicado originalmente no Qiushi Journal, edição chinesa, nº 18)