“Muitos países estão indo na direção errada. A Covid-19 continua sendo o inimigo público número um, mas as ações de muitos governos e pessoas não refletem isso”, afirmou Tedros Adhanon, diretor-geral da OMS
Mais de 230 mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus no mundo nas últimas 24 horas. Segundo informou a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta segunda-feira (13), 50% dos casos ocorreram nos Estados Unidos (66.281), de Donald Trump, e no Brasil (45.048), de Jair Bolsonaro.
“Quase 80% desses casos foram relatados em apenas dez países e 50% vêm de apenas dois. Embora o número de mortes diárias permaneça relativamente estável, há muito com que se preocupar”, declarou Tedros Adhanon, diretor-geral da OMS.
“Deixe-me ser franco, muitos países estão indo na direção errada. A Covid-19 continua sendo o inimigo público número um, mas as ações de muitos governos e pessoas não refletem isso”, afirmou Tedros.
Os países das Américas, novo epicentro da pandemia, são o novo alvo de preocupação da organização, especialmente em função da reabertura das atividades econômicas.
Clareza
“A reabertura desses países levou a uma transmissão mais intensa. Os governos têm que ser claros nas medidas enviadas à população”, destacou Michael Ryan, diretor de emergências da OMS.
Na avaliação de Ryan, não é realista “imaginar que vamos nos livrar desse vírus da noite para o dia e que a vacina será perfeita e mágica, e disponível para todos”.
Fonte: Revista Forum
Se inscreva no nosso canal no YouTube /TVClassista
foto: Allan Santos / PR