Em 1º de junho, a FITMETAL (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) completa 10 anos. Para celebrar o aniversário, a entidade vai promover, na mesma data (1º/6), às 19 horas, uma live em sua página no Facebook (www.facebook.com/fitmetal) sobre “O Futuro do Trabalho no Brasil”.
Além do presidente da Federação, Marcelino da Rocha, participarão do debate o senador Paulo Paim (PT-RS), o economista Marcio Pochmann e o secretário nacional de Movimento Sindical do PCdoB, Nivaldo Santana. A atividade dará a largada para um ciclo de debates que a FITMETAL vai promover nos próximos meses.
Fundada na cidade de São Paulo, em 1º de junho de 2010, logo após a realização da 2ª Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), a FITMETAL está presente em dez estados brasileiros (SP, MG, RJ, BA, RS, PE, AM, MA, SC e SE). Conta com entidades de bases e parceiras, núcleos de base e oposições sindicais.
Entre as entidades associadas à Federação, estão os dois sindicatos de trabalhadores metalúrgicos mais antigos do País (Rio de Janeiro e Bahia), além de sindicatos com grandes bases operárias, como Caxias do Sul e Betim e Região. A FITMETAL, por sua vez, é filiada à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e à UISMM (União Internacional de Metalúrgicos e Mineiros).
Em 2017, a entidade foi uma das fundadoras do movimento Brasil Metalúrgico. No mesmo ano, de agosto a novembro, a FITMETAL promoveu o Ciclo de Debates “Indústria e Desenvolvimento”, em parceria com a CTB e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico). A iniciativa percorreu as dez bases estaduais da Federação.
Os debates desse ciclo culminaram no “Manifesto da Categoria Metalúrgica – Em Defesa da Reindustrialização e do Desenvolvimento do Brasil”. O documento foi lançado pela FITMETAL em 2018, durante o Fórum Social Mundial, na Bahia. Sediada em São Paulo desde sua fundação, a FITMETAL se transferiu para Betim (MG) em janeiro deste ano.