Reuniu-se hoje,dia 19 de fevereiro, por vídeo conferencia, diretores sindicais representantes dos servidores públicos nos diversos níveis.
Destacamos a conjuntura atual de ataque a classe trabalhadora, ao movimento sindical e o desmonte dos serviços públicos.
O governo, através do seu ministro entreguista Paulo Guedes, não esconde sua sede de desqualificar os servidores públicos. apresentou ao senado 3 PECs, que, se aprovadas significará uma total reestruturação do Estado, do orçamento público e do pacto federativo.
É o chamado “Plano + Brasil” que através da PEC Emergencial impede a criação de novas despesas, concursos, reajustes salariais dos trabalhadores dos serviços públicos.
As centrais sindicais tiraram posição contra o Plano + Brasil em novembro.
Nessa perspectiva, a reunião de hoje, deliberou que a CTB em MG será protagonista da criação de uma Frente Ampla em Defesa dos Serviços Públicos.
Para tanto, são tarefas imediatas:
- convocar reuniões com os diversos sindicatos das cidades, bem como movimentos sociais, estudantis, o legislativo e setores do judiciário que puderem estar conosco;
- manifestar solidariedade e apoio a greve dos petroleiros e dos professores da rede estadual nas redes sociais das nossas entidades para furar o bloqueio da mídia;
- promover ações nos locais de atendimento ao povo como postos de saúde, agencia do INSS….;
- elaborar material unificado de divulgação pela CTB;
-mobilizar e aderir a greve nacional dos servidores públicos do dia 18 de março.
Oportunamente, convocaremos nova reunião por vídeo conferência para avaliar o andamento das deliberações.
Por Valéria Morato, Presidenta da CTB-MG e do SINPRO-MG