“Outros outubros virão. Outras manhãs plenas de sol e de luz” (O que foi feito de Vera, de Milton Nascimento, Fernando Brant e Márcio Borges)
Numa parceria entre a 11ª Mostra Luta e o Cineclube Outubro será exibido em Campinas, interior de São Paulo, o documentário de Silvio Tendler, Dedo na Ferida. O filme apresenta de maneira objetiva e simples as consequências da hegemonia do capital financeiro no munco contemporâneo, sem se importar com o planeta ou com a vida. Apenas se importa em ter lucro.
Com isso, aumenta a concentração de renda, a desigualdade social, e a redução de direitos e da qualidade de vida das populações, principalmente da classe trabalhadora. O documentário foi patrocinado pela Federação de Sindicatos de Engenheiros. E é bem atual nestes tempos sombrios de perigo de retrocessos e violência, o filme retrata a realidade da violência do capital contra o trabalho.
Entre os entrevistados se encontram Celso Amorim, Paulo Nogueira Batista Jr., Ladislau Dowbor, Guilherme Boulos e João Pedro Stedile, Yanis Varoufakis, Costa-Gavras, Boaventura de Sousa Santos e David Harvey.
Antes de Dedo na Ferida será apresentado o curta Narrativa de Ferro (30’), de Diogo 90 e Juliana Liégel, Estudo de Cena. O documentário trata da luta da comunidade de Conceição de Mato Dentro (MG) contra a mineradora Anglo American.
Assista Dedo na Ferida completo
Serviço
O que: Dedo na Ferida, de Silvio Tendler
Quando: Quarta-feira (24), às 19h30.
Onde: Museu da Imagem e do Som (Rua Regente Feijó, nº 859 – Centro – Campinas)
Quanto: De graça
Portal CTB