Mais de 150 delegados e delegadas internacionais de 26 países participam, desde a última terça-feira (11), do Congresso da União Internacional dos Sindicatos (UIS) dos trabalhadores da Energia e Química que ocorre na cidade de Trivandrum, capital do estado de Kerala, na Índia.
Divanilton Pereira destaca luta por soberania energética durante encontro sindical na Índia
O vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e secretário-geral adjunto da Federação Sindical Mundial (FSM), Divanilton Pereira e o diretor do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), Norton Almeida, representam a central no encontro que termina hoje.
Durante a atividade, a nova direção da UIS foi eleita e Norton será membro do comitê executivo, em nome da CTB. Para ele, a presença do Brasil na UIS Energia é um reconhecimento das entidades sindicais internacionais da importância do país “que possui praticamente todos os segmentos do setor energético, desde as várias fontes de geração de energia elétrica, petróleo, combustíveis diversos e setor químico”, declarou o petroleiro.
Da esq para a dir. Divanilton Pereira (CTB/FSM); presidente da UIS, Prasanta Nandi (Índia); Norton Almeida (CTB) e secretário-geral da UIS, Eric Sellini (França)
A indicação de nosso nome, disse, como representante dos petroleiros e ligado à maior empresa de petróleo do país, a Petrobrás, sinaliza que este setor e, particularmente, a categoria petroleira brasileira e chamado ao protagonismo das discussões dos temas energéticos a nível mundial.
Norton destacou ainda que “essa missão exige, desde já, empenho e dedicação permanente, dada a amplitude e complexidade da realidade nacional do setor e suas articulações com os equivalentes no plano internacional”.
Representantes das entidades sindicais na América Latina
Internacionalismo
Solidária com as trágicas enchentes que deixaram 324 mortos e mais de 200 mil desabrigados em Kerala, no mês de agosto, a Federação Sindical Mundial, por meio de seu secretário-geral, George Mavrikos, entregou para a Central dos Trabalhadores da Índia (CITU, sigla em inglês), anfitriã do evento, uma ajuda simbólica no valor de 5 mil dólares, arrecadados entre os filiados.
Portal CTB