“Fetaemg e CTB marcham juntas em defesa da agricultura familiar”, afirmou vice-presidente da CTB, Vilson Luiz, durante solenidade de abertura da 12ª edição da Agriminas, a Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais, que acontece entre os dias 11 a 15 de abril, na cidade de Belo Horizonte.
Na abertura da Agriminas, presidente da CTB denuncia retrocessos e convoca resistência; assista
O dirigente lembrou que “o país atravessa momento crítico da luta política e que a unidade da classe trabalhadora do campo e da cidade neste momento será fundamental para luta em defesa da democracia e do restabelecimento do Estado Democrático de Direito”.
Para a presidenta da CTB Minas, Valéria Morato, a realização da Agriminas na atual etapa é fundamental não só para validar o trabalho e contribuição dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, mas também para alertar sobre o estado de golpe que vive o país. “
Este evento é uma das principais vitrines de exposição da Agricultura Familiar em Minas Gerais e tornou-se referência na valorização da produção do campo, na geração de negócios para o setor e a capacitação para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas. Por esta importância, hoje, comemoramos os ganhos, mas alertamos sobre os perigos de ataque nosso povo sofre neste momento”, ressaltou a dirigente.
Agriminas 2018
Em 12 anos de história, a Agriminas já recebeu mais de 570 mil visitantes, gerando cerca de R$ 34 milhões em negócios durante o evento e pós-evento. A feira mobilizou mais de 45 mil agricultores familiares envolvidos de forma direta e indireta, cooperativas e associações. Mas, por trás de tantos números, estão histórias de superação, transformação e recomeço.
A edição deste ano terá 400 expositores de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Vale ressaltar que, a Fetaemg disponibiliza hospedagem e alimentação gratuitamente para todos os expositores. Os agricultores familiares não têm nenhum custo para expor na Feira.
Foto: Bárbara Batista