Nesta quarta-feira (11), Dia Nacional de Mobilização em Defesa de Lula Livre, o movimento sindical internacional organiza manifestações nas embaixadas do Brasil no exterior para exigir a libertade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde sábado (7).
Vigília democrática: movimentos nas ruas para exigir liberdade de Lula
Argentina, Estados Unidos, El Salvador, México, País Basco, Panamá, Paraguai, Portugal, Uruguai entre outros países, estão convocando a população para protestar neste dia de luta em defesa da democracia. Em nota, as centrais sindicais brasileiras entre elas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) consideraram a decretação da prisão de Lula “uma medida radical que coloca a sociedade em alerta”, diz do documento (leia aquí a íntegra).
A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) e outras organizações de Portugal entregaram, na última sexta (6), um abaixo-assinado na embaixada brasileira naquele país repudiando a condenação arbitrária de Lula.
Paraguai e El Salvador também realizaram protestos, nesta semana, em frente à embaixada em seus respectivos países. Uma delegação de sindicalistas uruguaios está em Curitiba junto aos milhares de manifestantes que estão acampados próximo à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, para prestar apoio ao ex-presidente.
Peru, Suécia, Inglaterra, Itália e Holanda também confirmaram atos hoje. Confira:
Argentina:
México:
País Basco:
Portugal:
Uruguai:
Paraguai e El Salvador realizaram os protesos nesta semana:
Érika Ceconi para o Portal CTB – Foto capa: Reuters/Ueslei Marcelino