A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) prestigiou o Seminário de Capacitação para a Juventude Trabalhadora, promovido pela Federação Sindical Mundial (FSM) com a central sindical chinesa ACFTU (sigla em inglês). O encontro ocorreu entre 28 de fevereiro e 4 de março em Pequim, na China.
Da América Latina à Ásia, CTB denuncia ao mundo o avanço neoliberal no Brasil
A secretária de Juventude da CTB, Luiza Bezerra, representou a central no encontro voltado para jovens sindicalistas latino-americanos, que teve como objetivo apresentar as condições trabalhistas naquele país.
Na oportunidade, Luiza informou aos participantes sobre a atual situação brasileira. “Desde o golpe de Estado, as políticas de austeridade têm resultado em mais pobreza. Cerca de 30% dos jovens estão sem emprego no Brasil”, sublinhou (Leia aqui a íntegra de sua intervenção em espanhol).
Além do seminário, que contou com a presença do vice-presidente da ACFTU, Jiang Guanping, a delegação estrangeira visitou a Federação Municipal dos Sindicatos de Pequim e a fábrica da Hyundai, onde puderam observar os trabalhadores e trabalhadoras chineses.
Para a sindicalista, o curso foi de extrema importância para trocar informações sobre a juventude trabalhadora e conhecer a realidade chinesa.
Portal CTB