O livro O golpe do capital contra o trabalho (Editora Anita Garibaldi), do jornalista e assessor da CTB, Umberto Martins, será lançado nesta sexta-feira (25), durante o 4º Congresso Nacional da CTB, no Hotel Stella Maris, em Salvador.
A obra faz um resgate político dos acontecimentos recentes da história nacional de uma ótica marxista, sem perder de vista a luta de classes que norteia e determina todo este processo.
É um documento histórico enriquecido com informações de quem conhece bem o movimento sindical, as nuances da cobertura jornalística e a história política brasileira e seus bastidores.
Logo no início, Martins lembra que a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara, ocorrida em um domingo, no dia 17 de abril de 2016, coincidia com uma tragédia social e humanitária brasileira: o massacre de Eldorado dos Carajás, que acontecera 20 anos antes, quando 19 agricultores sem terra foram assassinados a mando de latifundiários.
Irônica coincidência que já prenunciava os graves retrocessos que ainda estavam por vir e que continuam avançando sobre os direitos sociais e trabalhistas dos brasileiros.
O autor relata as intrincadas – e perversas – manobras políticas que se sucederam nestes dois anos desmontando e desmentindo, em cada uma delas, a narrativa hegemônica da grande mídia que ganhou holofotes e se impôs como verdade.
A narrativa é minuciosa e, aos fatos relatados, acrescenta um diálogo ou informação que pode ter passado despercebido na época até para o leitor mais atento, ou faz um contraponto com outros acontecimentos semelhantes no Brasil.
Ao longo de suas 180 páginas, traz à tona uma versão contundente do golpe, com todas as suas conexões internacionais e empresariais que irão justificar com maestria o titulo da obra: O golpe do capital contra o trabalho.
“…os atores principais do drama histórico nem sempre são os políticos que dele participam. Mais relevantes são as ações das classes sociais e, dentro delas, das chamadas classes dominantes, que se movimentam preferencialmente nos porões do poder, à margem do senso comum.”
O livro inaugura a série de publicações que a Central dos Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB) pretende promover em conjunto com a editora Anita Garibaldi.
“Um texto engajado na luta da classe trabalhadora por uma sociedade mais justa, voltada para a satisfação das necessidades e demandas populares e a construção de um Brasil próspero, democrático e soberano”, observou o presidente da CTB, Adilson Araújo, na apresentação da obra.
Natália Rangel – Portal CTB