Durante o lançamento do Diálogo Continental sobre Educação, que ocorreu em Havana, Cuba, o dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em estabelecimentos de Ensino (Contee), Gilson Reis, denunciou o golpe no Brasil.
A iniciativa foi realizada pela Confederação de Educadores Americanos (CEA) e pelo Parlamento Latino-Americano (Parlatino), na última terça-feira (31).
Na oportunidade, Reis falou sobre os sistemáticos ataques à educação e aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras pelo governo golpista de Michel Temer, com articulação do Legislativo e também do Judiciário.
Ele também participa do Congresso Pedagogia 2017, que termina nesta sexta-feira (3), acompanhado pela dirigente da CTB e da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta.
O objetivo do encontro, que conta com a participação de mais de 2 mil delegados de dezenas de países, é promover um amplo intercâmbio de experiências, que propicie o logro de uma educação de qualidade para todos durante toda a vida, mediante a cooperação solidária na formação cidadã, com respeito à diversidade cultural e à identidade nacional, e na formação de gerações portadoras dos mais altos valores humanos universais.
Na conferência inaugural do Pedagogia 2017, intitulada “Pedagogia: fonte de pensamento, unidade e esperança”, a ministra da Educação cubana, Ena Elsa Velázquez Cobiella, homenageou Fidel Castro, “que, com sua condução, tornou realidade a plena escolarização de nossas crianças e pensou em concepções revolucionárias para a formação de docentes; que com seu olhar de longo alcance nos ensonou a compartilhar nossas experiências educacionais com outros povos irmãos, à luz da concepção de José Martí de que pátria é humanidade”.
Portal CTB com informações da Contee