O Coletivo Internacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) reuniu-se nesta terça-feira (22) na sede do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) para debater a conjuntura política internacional, apresentar um balanço das atividades realizadas neste ano e também projetar suas próximas ações para 2017.
CTB integrará comissão executiva da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa
Coube ao assessor político da CTB, Umberto Martins, expor sobre o cenário político atual. Segundo ele, esta nova onda conservadora que avança sobre todo o planeta é consequência da crise econômica e geopolítica. “Os novos arranjos, como os Brics (bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e seu banco próprio como alternativas ao FMI e ao Banco Mundial, configuram a crise na hegemonia dos Estados Unidos”, lembrou.
Ele acredita que os Estados Unidos reagiram ao ciclo de governos progressistas e de esquerda na região com suas intervenções que desencadearam nos golpes em Honduras (2009), Paraguai (2012) e agora no Brasil.
O vice-presidente da central, Nivaldo Santana, acredita que este novo ciclo de “radicalização do liberalismo” terá muito impacto na sociedade e na classe trabalhadora. “Esta situação merece um acompanhamento mais de perto”, alertou.
Um dos assuntos abordados pelos participantes foi a eleição do presidente norte-americano Donald Trump e como suas ações refletirão no Brasil. Sobre o tema, o secretário de Relações Internacionais, Divanilton Pereira, pensa que “há uma incerteza sobre os desdobramentos deste resultado”, frisou.
Foi convidada para compor a mesa a presidenta do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (Saaemg), Rogerlan Augusta de Morais, que participou pela primeira vez do encontro e integrará o coletivo.
Após informes dos dirigentes sobre as atividades internacionais que participaram em nome da CTB, Divanilton expôs o balanço anual e as projeções da secretaria para o próximo ano.
No fim do encontro, a secretária de Imprensa e Comunicação, Raimunda Gomes, Doquinha, entregou para Divanilton um livro sobre os 100 anos do Ministério do Trabalho de Portugal recebido em visita ao país.
Todos os presentes reconheceram o avanço e protagonismo, cada vez maior, da central, que completa nove anos em dezembro, no cenário internacional.
Portal CTB