O presidente da Nicarágua Daniel Ortega (da Frente Sandinista de Libertação Nacional – FSLN) foi reeleito, no último domingo (6), com 72,1 % dos votos. A primeira-dama, Rosario Murillo foi eleita vice-presidente.
Cerca de 4,34 milhões de nicaraguenses foram convocados para escolher um presidente, um vice-presidente, 90 deputados da Assembleia Nacional e 20 representantes do Parlamento Centro-Americano.
Para o secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Divanilton Pereira, este resultado é muito importante para a América Latina e Caribe, principalmente, neste momento de ofensiva conservadora contra os países e povos.
“A CTB saúda o presidente reeleito, Daniel Ortega, e o povo nicaraguense que demonstrou sua vontade em dar continuidade ao projeto desenvolvido naquele país”, declarou o sindicalista.
#NicaraguaDecide | Partidarios del FSLN están saliendo a las calles a festejar triunfo del presidente Daniel Ortega. https://t.co/tqMKHfl0b4 pic.twitter.com/256LGSmj0W
— teleSUR TV (@teleSURtv) 7 de novembro de 2016
Milhares de simpatizantes se concentraram nas principais ruas e praças de Managua, capital do país, para esperar o resultado final e celebrar sua reeleição. A posse acontecerá no dia 10 de janeiro de 2017.
Ortega integrou a luta pela libertação de seu país da ditadura de Anastasio Somoza e, com o retorno da democracia em 1979, assumiu o cargo de coordenador chefe do governo e ministro da Defesa. Em 1984 foi eleito presidente da República pela primeira vez, governou por 5 anos e em 2006 foi eleito novamente, em 2011 se reelegeu e agora exercerá o cargo pela quarta vez.
Portal CTB, com agências