O compositor e cantor Criolo gravou um vídeo para a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), por causa do Dia Nacional de Luta do Movimento Educacional, com milhares de estudantes e educadores protestando em todo o país contra os cortes na educação.
Como o Portal CTB antecipou, já são mais de 1.000 escolas ocupadas no Brasil (aqui).
O rapper paulistano, junto com Daniel Ganjaman e DJ Dan Dan, não poupou ataques. “A gente achava que não tinha mais o que inventar para tentar destruir a vida de um professor, de um aluno, a construção da cidadania, uma construção de troca, de crescimento, de conhecimento, os caras conseguiram inventar”, diz Criolo.
Desde o início das manifestações, 1.016 escolas já foram ocupadas, 51 universidades públicas e 82 institutos federais, de acordo com a Ubes, em ao menos 19 estados. Criolo ataca as medidas do governo golpista e apoia o movimento educacional.
“Contra todas essas coisas que vêm destruir a luta de vários professores, educadores, pessoas que lutam, dedicam a sua vida à construção de uma sociedade melhor, através da educação”, afirma.
Contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que congela os investimentos em educação, saúde e serviço social por 20 anos, além dos salários dos servidores públicos (municipais, estaduais e federais) e a medida provisória 746, que acaba com o ensino médio público, milhares de estudantes e educadores tomam as ruas do país.
Ele encerra fazendo um apelo à participação de todos e todas nas manifestações de hoje em defesa da educação. “Em nome dessas pessoas diga não à PEC 241, diga não à essa reforma absurda”.
Assista aqui
Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy