Com muita emoção, o vídeo “Voz ativa do teatro contra o golpe e pela democracia” apresenta vozes de teatristas do Brasil inteiro. “A gente fez em uma semana”, diz Ana Petta, uma das produtoras do vídeo, feito juntamente com Sara Antunes, Paulo Celestino e Ana Flávia Chrispiniano.
De acordo com Ana Petta, “foi muito lindo fazer porque todos os artistas estão muito sensibilizados e atuantes”. Exatamente, por isso, diz ela, foi escolhida a música “Roda Viva”, de Chico Buarque de fundo.
Assista ao vídeo completo
Porque quando “Chico canta, mas eis que chega a roda-viva e carrega a roseira pra lá’, para mim a roseira é a democracia e “nós estamos nessa para defender o jardim inteiro”, reforça Ana.
Ela conta também que vieram vídeos de diversos estados e que o Wagner Moura enviou sua gravação da Colômbia, onde está. O ator baiano abre o vídeo dizendo que “não existe teatro, não existe arte sem liberdade”.
“A gente ta vendo essa farsa canastrona. O texto é ruim, a direção é tosca. É farsa. É mentira”, fala Enrique Diaz sobre o espetáculo midiático supostamente contra a corrupção, mas que na verdade é golpe na democracia.
Enquanto Ailton Graça garante que “a gente não quer e não vai abrir mão” da democracia. O diretor Zé Celso Corrêa defende a formação de “uma frente ampla para derrubar esse golpe”. Já Aderbal Freire-Filho anuncia: “todos juntos, fortes e felizes na rua”.
Participaram da gravação Ailton Graça, Camila Márdila, Gregório Duvivier, Zé Celso, Wagner Moura, Paulo Betti, Matheus Nachtergaele, Aderbal Freire-Filho, entre muitos outros de todas as arenas do país.
Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB
Ouça Roda Viva (Chico Buarque) no Festival da Record de 1967