O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou a Cuba no último domingo (20) para uma visita oficial. Em 88 anos, esta é a primeira vez que um presidente norte- americano desembarca no pais caribenho.
Leia também: Dirigente da CTC avalia retomada de relações entre Cuba e EUA
O encontro histórico ocorre no marco da retomada das relações diplomáticas entre os dois países, anunciada em 2015. “Esta é uma excelente oportunidade para melhorar as relações diretamente com o povo cubano”, declarou Obama durante coletiva de imprensa em Havana.
Para o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, este encontro é uma vitória para o povo cubano e sua revolução. “Mesmo com todas as sanções impostas pelos EUA por mais de cinquenta anos contra Cuba, a ilha demonstrou sua força e independência e os norte-americanos tiveram que reconhecer isso”, destacou o sindicalista.
Na manhã desta segunda-feira (21), o presidente dos Estados Unidos prestou uma homenagem ao herói nacional cubano, José Martí, deixando uma coroa de flores em frente a sua estátua.
Após o ato, Obama foi ao encontro com seu homologo cubano, Raúl Castro, no Palácio da Revolução, eles devem divulgar uma declaração conjunta para a imprensa nesta tarde.
O presidente norte-americano deve participar ainda hoje de um encontro com empreendedores locais, empresas estatais e cooperativas para conhecer as diferentes maneiras de fortalecer as relações econômicas entre os dois países.
A visita ocorre até esta terça (22), Obama está acompanhado por sua esposa e filhas e uma comitiva oficial com representantes do governo e do empresariado de seu país.
Portal CTB com informações da Telesur