Spike Lee boicota Oscar 2016 pela falta de inclusão de atores negros
O diretor de cinema norte-americano Spike Lee (Malcom X, 1992; Irmãos de Sangue, 1995; Jogada Decisiva, 1998; A Última Noite, 2002; O Plano Perfeito, 2006) decidiu não comparecer à premiação do Oscar 2016 em protesto à falta de indicação de atores negros.
Para justificar sua posição o cineasta postou uma fala de Martin Luther King dizendo que “chega um momento em que uma pessoa precisa tomar uma posição que não é nem segura, nem política e nem popular, mas aquele que tomá-la precisa fazê-lo porque sua consciência lhe diz que é o correto”.
“Como é possível pelo segundo ano consecutivo todos os 20 candidatos na categoria de ator serem brancos? E não vamos nem entrar em outros ramos. Quarenta atores brancos em dois anos e nenhuma personalidade. Não podemos atuar?!”, questiona Lee.
A presidenta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cheryl Boone Isaacs também se diz de “coração partido” pela “falta de inclusão” na premiação pelo segundo ano consecutivo.
Cheryl Boone Isaacs se diz de coração partido
“Esta é uma conversa difícil, mas importante, e é tempo de grandes mudanças. A Academia está tomando medidas drásticas para alterar a composição dos nossos membros. Nos próximos dias e semanas, nós vamos realizar uma revisão do nosso recrutamento de membros, a fim de proporcionar mais a necessária diversidade para 2016 em diante”, complementa.
Veja a lista de atores e atrizes escolhidos para concorrer neste ano:
Ator
Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa)
Matt Damon (Perdido em Marte)
Leonardo DiCaprio (O Regresso)
Michael Fassbender (Steve Jobs)
Bryan Cranston (Trumbo:Lista Negra)
Atriz
Charlotte Rampling (45 Anos)
Saoirse Ronan (Brooklyn)
Cate Blanchett (Carol)
Jennifer Lawrence (Joy: O Nome do Sucesso)
Brie Larson (O Quarto de Jack)
Ator Coadjuvante
Sylvester Stallone (Creed: Nascido para Lutar)
Christian Bale (A Grande Aposta)
Mark Rylance (Ponte dos Espiões)
Tom Hardy (O Regresso)
Mark Ruffalo (Spotlight – Segredos Revelados)
Atriz Coadjuvante
Rooney Mara (Carol)
Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)
Kate Winslet (Steve Jobs)
Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados)
Rachel McAdams (Spotlight – Segredos Revelados)
Antes mesmo de divulgada a posição dos dois importantes nomes do cinema norte-americano, a hashtag #OscarSoWhite já corria solta pelas redes sociais em protesto. Os fãs apontam nomes como Michael B. Jordan (Creed – Nascido Para Lutar), Idris Elba (Beasts of No Nation), Samuel L. Jackson (Os Oito Odiados), Will Smith (Um Homem Entre Gigantes), Mya Taylor (Tangerine) como alguns atores negros que poderiam estar concorrendo ao Oscar. Agora a campanha ganha mais destaque com a presença de Spike Lee.
Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB com agências