No último sábado (28), foi realizada uma homenagem em memória ao sindicalista basco Igor Urrutikoetxea, falecido há dois anos no Brasil.
Igor era secretário de Relações Internacionais do LAB e estava no Brasil para o 2º Congresso da União Internacional dos Sindicatos da Metalurgia e da Mineração (UISMetal), que aconteceu no final de outubro de 2013. O sindicalista era secretário-geral da entidade e passou o cargo para o brasileiro Francisco Silva, secretário de Relações Internacionais da Fitmetal.
Após o encontro, ele se afogou na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Igor ficou internado durante um mês, porém não resistiu.
As homenagens ao sindicalista – realizadas em Lezaman, sua cidade natal – reuniram amigos, parentes e diversas lideranças sindicais.
Igor era membro do conselho mundial da FSM, tinha 38 anos, era o caçula da família e deixa duas irmãs e esposa.
“A melhor homenagem que podemos fazer a Igor é avançar na luta de libertação da classe trabalhadora e dos povos oprimidos de todo o mundo”, afirma Francisco Sousa, atual secretário-geral da UISMetal. “Rendemos nossa homenagem à memória de Igor levantando a bandeira do socialismo, única alternativa progressista para fazer frente aos impasses do capitalismo”.
Fonte: Fitmetal