Depois de lei do direito de resposta, Globo apaga reportagens sobre Lulinha

Depois de se retratar, na primeira página, pelo erro cometido pelo colunista Lauro Jardim contra Fabio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, o jornal O Globo retirou da internet seis publicações da repercussão sobre o caso. Jardim havia dito, equivocadamente, que Fabio teria sido citado na delação de Fernando Baiano como beneficiário de pagamentos de R$ 2 milhões. Como a informação é falsa, Fabio processa O Globo, que tenta se resguardar.

A medida revela uma tendência derivada da nova lei que regulamenta o direito de resposta a quem se sentir ofendido por algum veículo de imprensa, assinada pela presidenta Dilma Rousseff nesta quinta-feira (12). A partir de agora, o direito de resposta será garantido quando uma reportagem atentar, “ainda que por equívoco de informação, contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou a imagem de pessoa física ou jurídica identificada ou passível de identificação”. Pelo projeto aprovado, o reclamante tem 60 dias a partir da veiculação da reportagem para solicitar o direito de resposta diretamente ao órgão de imprensa ou à pessoa jurídica responsável. Caso a resposta não seja publicada sete dias após o pedido, o reclamante poderá recorrer à Justiça.

Leia, abaixo, a nota em que O Globo explica a retirada das reportagens:

O GLOBO eliminou de seu site, e outros canais digitais, matérias relacionadas à notícia publicada com erro envolvendo Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula. Como já noticiado pelo jornal, ele não foi citado pelo lobista Fernando Baiano na delação que fez na Operação Lava-Jato. O GLOBO, na coluna de Lauro Jardim do dia 11 de outubro, errou ao dizer que Baiano afirmara ter dado R$ 2 milhões para pagar contas de Lulinha. Na verdade, Baiano não citou o nome e disse que o também lobista e pecuarista José Carlos Bumlai é que pediu o dinheiro alegando que seria para uma nora de Lula.

A correção foi publicada na primeira página do jornal impresso, na capa do site e no blog de Lauro Jardim no último dia 8 de novembro.

Por questões tecnológicas, a correção nos textos de outras matérias relacionadas ao caso faria com que seus títulos, baseados na informação original com erro, fossem publicados novamente. Assim, para evitar a replicação do erro, as seguintes matérias foram retiradas da rede:

Para oposição, revelação de Baiano sobre Lulinha é grave

http://oglobo.globo.com/brasil/para-oposicao-revelacao-de-baiano-sobre-lulinha-grave-17749460

Oposição cobra explicação de filho de Lula sobre contas

http://oglobo.globo.com/brasil/oposicao-cobra-explicacao-de-filho-de-lula-sobre-contas-17752474

PPS solicita a Janot acesso à delação de Fernando Baiano

http://oglobo.globo.com/brasil/pps-solicita-janot-acesso-delacao-de-fernando-baiano-17757496

Lulinha nega ter tido despesas pagas por delator

http://oglobo.globo.com/brasil/lulinha-nega-ter-tido-despesas-pagas-por-delator-17750470

STF nega a Lulinha acesso à delação da Lava-jato

http://oglobo.globo.com/brasil/stf-nega-lulinha-acesso-delacao-da-lava-jato-17853291

Lulinha e Cunha têm o benefício da dúvida, diz peemedebista

http://oglobo.globo.com/brasil/lulinha-cunha-tem-beneficio-da-duvida-diz-peemedebista-17749582

Com informações do Brasil 247 e do Portal do Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.