Quem aprecia boa música e estiver nas proximidades da capital paulista neste domingo (13), tem um programa obrigatório (no bom sentido). Milton Nascimento se apresenta na área externa do Auditório Ibirapuera, a partir das 18h.
O show marca a premiação da segunda edição do Samsung E-Festival Canção, que teve como vencedora a música “Nó” do grupo Bandavoou. Como prêmio os artistas pernmbucanos abrem o espetáculo.
Nada será como antes (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos):
Além da participação da Bandavoou, “Bituca”, apelido de Milton Nascimento, recebe o seu parceiro de Clube da Esquina, Lô Borges. Música de graça e da boa.
Considerado por muitos um dos maiores cantores do mundo, ele nasceu no Rio de Janeiro, filho da empregada doméstica Maria do Carmo do Nascimento, abandonada pelo namorado e demitida pelos patrões por causa da gravidez.
Para piorar sua mãe morrera de tuberculose quando ela era ainda criança. O menino foi adotado pelo casal Lilia Silva e Josino Campos, ela professora de música, ele produtor musical.
Canção da América (Milton Nascimento/Fernando Brant):
Fácil perceber porque o garoto cedo despertou para a música na cidade mineira de Três Pontas, sua nova morada. Ali iniciou sua carreira em 1962, pelos bares da vida.
Mas foi em Belo Horizonte, onde criou com amigos o famoso Clube da Esquina, com a gravação de dois discos antológicos (1972 e 1978), que seu talento aflorou, levando-o para o Rio de Janeiro.
A bela “Travessia”, segunda colocada do Festival Internacional da Canção, apresentou seu nome ao grande público em 1967. Daí para frente a maior voz mineira da MPB jamais saiu das paradas.
Travessia (Milton Nascimento/Fernando Brant):
Neste show no Ibirapuera, Milton promete apresentar antigos e novos sucessos. Canções como “Nada será como antes”, “Cais”, “San Vicente”, “Canção da América”, “Nos bailes da vida”, “Maria, Maria”, “Clube da Esquina”, “Para Lennon e McCartney”, “Notícias do Brasil”, entre vários outros clássicos.
Milton Nascimento se transformou em um dos mais importantes compositores e cantores brasileiros, levando a nossa arte para o mundo.
Nos bailes da vida (Milton Nascimento/Fernando Brant):
Bandavoou
O grupo pernambucano Bandavoou iniciou carreira em 2011 e é formado por Carlos Filho (voz, violão e cordas), PC Silva (voz, composições e cordas), Rostan Junior (bateria e percussões), Lula Borges (baixo) e Ed Staudinger (teclados).
Nó (Bandavoou):
Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB. Foto: Pedro David