Exposição fotográfica na Paulista homenageia trabalhadores em São Paulo

Uma grande exposição fotográfica retratando esse período de luta do brasileiro pela volta da democracia no país, homenageará trabalhadores e trabalhadoras paulistanos a partir deste 1º de Maio.

Os paineis, montados no canteiro central da Avenida Paulista pela UGT (União Geral dos Trabalhadores), mostram cenas da luta contra o regime militar, as Diretas Já, o período da abertura democrática e as conquistas da população, como o direito ao voto, as manifestações para derrubar o presidente Collor em 1992, pelo passe livre em 2013 e exigindo o fim da corrupção em 2015.

De acordo com Canindé Pegado, secretário-geral da UGT, a exposição retrata um período fundamental para o avanço da luta da classe trabalhadora brasileira. “Trinta anos de redemocratização parece um período distante, mas não é, e muita gente da nova geração não se lembra desses fatos, revelantes da luta do trabalhador para conquistarmos a redemocratização política do pais. Estamos expondo paínes com 20 fotografias da época, que ficaram expostos no canteiro central até o dia 21 de maio. É praticamente uma retração desse periodo”, afirmou o sindicalista.

Todas as cenas foram registradas fotógrafos que trabalham na Central e por profissionais de jornais e revistas, o que demandou um árduo trabalho de capitação nos arquivos dessas instituições.

Portal CTB com UGT