Nesta quarta-feira (25), foi encerrado o 4º Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais da CTB, com a aprovação da Resolução Política e um balanço positivo do evento.
Realizado entre os dias 24 e 25 (terça e quarta-feira), o encontro reuniu em São Paulo, dezenas de líderes rurais das principais regiões do país, que tiveram a oportunidade de debater ações e propostas para avançar na luta do campo, com a valorização do assalariado rural e o fortalecimento da agricultura familiar; e para ampliar a participação e organização do setor dentro da CTB.
A secretaria-geral expôs um quadro da organização rural dentro da CTB
Os participantes debateram financimento e tiraram dúvidas com o secretário de Finanças, Vilson Luiz
Para Sérgio de Miranda, secretário de Políticas Agrícolas e Agrárias da CTB o evento atingiu seu objetivo. “Terminamos com um balanço positivo desse encontro, que contou com a participação da maioria dos estados e trouxe um altíssimo nível de debates, com a conjuntura atual e os grandes desafios que temos, já que o movimento passa por um momento de grande preocupação, de mudanças. Tudo isso foi discutido”, afirmou o dirigente.
Na visão de Miranda, o encontro serviu também para fortalecer o laço entre a Central e os sindicalistas, que assumiram o compromisso de trabalhar em prol da ampliação da participação do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MTTRs) nos estados, dentro da Central. “Outro debate que cabe destacar é o papel da CTB nesse cenário e diante isso o compromisso de todos que participaram de contribuir em seus estados para a ampliação do trabalho e para fortalecer a Central e, consequentemente, o movimento sindical”, analisou o cetebista.
Miranda coordena o encerramento e agradece aos sindicalistas pelo empenho e participação
Durante dois dias de debates, os participantes aproveitaram para expor suas opiniões sobre a conjuntura nacional, tema apresentado no dia anterior, destacando a necessidade de uma mobilização popular para a defesa da democracia, como também para o fortalecimento do conjunto do movimento sindical.
Alberto Broch, presidente da Contag, se sentiu contemplado com o resultado do encontro. “Saímos daqui muito animados, pois tivemos a oportunidade de fazer duas coisas centrais: analisar o momento político que vivemos, com suas dificuldades; e no segundo momento fazer a avaliação dos desafios internos para o fortalecimento do movimento sindical”, ressaltou Broch.
Alberto Broch acredita que o Enconto afinou o discurso
Kátia Gaivoto, secretária-geral adjunta, destaca a revlâbcia dos debates feitos nos dois dias do Encontro
Na opinião do líder contaguiano, o evento serviu para afinar os debates e estabelecer o compromisso de concretizar as ações que deverão ser tomadas para o fortalecimento do segmento dentro da central e do conjunto do MTTRs. “Saímos daqui muito afinados com toda a luta que a Contag tem para 2015, para grandes mobilizações como o Grito da Terra, a Marcha das Margaridas, as Plenárias e o Festival da Juventude. Dessa forma reafirmamos como rurais o projeto da Contag dentro da CTB”, afirmou Broch.
No encerramento do encontro, Adilson Araújo, presidente da CTB destacou o relevante o papel desempenhado pelo segmento. “Os trabalhadores rurais são muito importantes dentro da CTB. Sem eles não somos nada. Nas centrais há uma prevalência de urbanos e para que haja que avanço é primordial que haja unidade dos trabalhadores da cidade e do campo, por isso nos preocupamos em trazer para a centralidade do debate esse tema. Sobretudo para alertar os sindicatos urbanos para a relevância e força dos trabalhadores rurais. Daí a importância do fortalecimento sindical no campo”, garantiu Araújo.
Adilson Araújo afirma que a CTB trabalhará ainda mais pelo fortalecimento dos sindicatos rurais e urbanos
O Centro de Organização, Apoio e Logística às Entidades Sindicais – CORAL, segundo Araújo, foi criado com esse objetivo: prestar apoio e suporte para a estruturação das entidades sindicais rurais e urbanas. “A CTB compreende a importância desse suporte, de dar esse aval, por isso criamos o projeto CORAL. Para vencer os desafios e tornar nossos sindicatos e, consequentemente, a Contag ainda mais fortes. Mas para isso precisamos avançar e não mediremos esforços”, finalizou o presidente da CTB.
Cinthia Ribas – Portal CTB