Os metroviários de São Paulo já deram a largada para o Carnaval 2015, com as atividades que antecedem o grande desfile da Banda do Trem Elétrico – o bloco dos metroviários e amigos.
Neste sábado (24), acontece na área de lazer do Sindicato a tradicional Feijoada com Pagode, parte do calendário “Esquentado os Tamborins”, que antecede o grande desfile no dia 13 de fevereiro (sexta-feira).
O Bloco, que percorre todos os anos as ruas do centro da cidade, tradicionalmente reúne milhares de pessoas e realiza atividades preparatórias para organizar e mobilizar os foliões.
No ano passado, o desfile reuniu mais de 4 mil pessoas e animou a região na sexta-feira de Carnaval, com distribuição gratuita de cerveja e o kit do folião com camiseta, camisinha, confetes e serpentinas.
Neste ano, o bloco presta uma homenageia ao personagem Chaves, que marcou gerações, sendo interpretado pelo ator Roberto Bolaños, falecido aos 85 anos, em 28 de novembro de 2014.
O desfile
A concentração para o desfile começa a partir das 19h, na Rua Luiz Coelho, esquina com a Augusta, e de lá segue rumo à Consolação, ao som de uma bateria deescola de samba e um trio elétrico que finaliza o percurso na Pça Ramos, em frente ao Teatro Municipal.
Após o desfile, os foliões seguem para a quadra do Sindicato dos Metroviários, onde tradicionalmente é servido o “caldo dos sobreviventes”.
A Banda foi fundada em 06 de Fevereiro de 1984 por metroviários e amigos que, reunidos em um bar localizado na Rua Luiz Coelho esquina com a Rua Haddock Lobo, decidiram assumir o compromisso de levar ao povo paulistano a alegria da categoria.
De acordo com o presidente da Banda, Flávio Montesinos Godoi, o objetivo é levar entretenimento e alegria para a população, com muita segurança e responsabilidade. “Todas as atividades, inclusive o desfile com a distribuição das camisetas e chop, são gratuitas. Nosso intuito é divertir e confraternizar, sempre com uma mesangem lúdica, que agregue informação”, afirmou o metroviário Godoi, que é supervidor de linha da linha 3 – vermelha.
Opinião de quem participou
Para folião Sheila A., que deixou sua opinião no site Catraca Livre, o desfile do bloco é sensacional. “Foi a primeira vez de muitas que desço este bloco. A concentração deste ano aconteceu às 21h na rua Antônio Coelho, em frente ao INSS, com direito a lançamento de brindes e nuvem de balões! Eles também servem um chope ou drinque de graça (não lembro muito bem, pois a fila era enorme e não me atrevi a encará-la). O bom é que por ser na Augusta, você pode comer alguma coisa em qualquer bar ou boteco, recarregar as energias e correr pro bloco. Ele demorou pra sair, mas, quando saiu, foi mara (sic)! Mais de duas horas descendo a Augusta! Muita e muita gente. Era para ser apenas uma faixa da rua, mas, não teve jeito, o povo invadiu a outra, mesmo com todo o policiamento e organização. Na real, não chegou a invadir, mas que estava difícil qualquer carro passar, ah, isso tava. O mais legal era quando os motoristas entravam no clima e caíam na festa. Eu curti muito este bloco porque também não vi briga, nem discussão, nem gente enchendo o saco. Mentira, vi uma briguinha mas foi rapidamente controlada. O povo estava lá para celebrar o Carnaval, no melhor sentido da palavra. E depois de duas horas descendo a Augusta eis que surge o Municipal! Por alguns minutos o carro alegórico estaciona lá e continua com suas marchinhas, pra terminar com chave de ouro! Ou melhor, pra terminar bem você tem a oportunidade de dançar no Municipal e “esfregar na cara da sociedade”. Sério, aqueles pilares em frente ao teatro servem como palco pra galera subir e sambar. Eu mesma fiz isso, rsrs. Só digo que se você está em Sampa no Carnaval, não pode deixar de ir neste bloco, de verdade!
Confira a programação deste ano:
24 de janeiro (sábado) – Feijoada com pagode –Sindicato dos Metroviários (Rua Serra do Japi, 31 – Tatuapé)
31 de janeiro (sábado) – Futebol e Roda de samba no Pátio em Itaquera
06 de fevereiro (sexta-feira) – Baile à Fantasia – Quadra do Sindicato dos Metroviários (Rua Serra do Japi, 31 – Tatuapé)
13 de fevereiro (sexta-feira) – Grande Desfile – Concentração, a partir das 19h, na Luís Coelho x Augusta.
Portal CTB