A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) foi empossada nesta sexta-feira (12) numa solenidade que aconteceu na sede do sindicato dos metalúrgicos. O professor Marcus Libório de Lima foi reeleito presidente junto com mais 65 trabalhadores do setor, que formaram a chapa “Avançando com Unidade e Ousadia”.
Entre os presentes estiveram a coordenadora estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM-AM), Sandreia Costa, o presidente da União da Juventude Socialista do Amazonas (UJS-AM), Yann Evanovick, o diretor do sindicato dos Metalúrgicos, Edilon Queiroz, o coordenador estadual do sindicato dos Petroleiros, Acácio Carneiro, o presidente estadual do PCdoB-AM, Eron Bezerra, o supervisor regional do Dieese, Inaldo Seixas, a presidente estadual da CTB, Isis Tavares, que também representou a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Isis Tavares. Outras entidades estudantis e sindicatos compareceram à solenidade, assim como o Conselho Regional de Educação Física.
Libório destacou as conquistas obtidas pelo Sinteam ao longo dos 35 anos do sindicato e ressaltou as mais recentes. Entre elas: a aprovação do novo plano de cargos, carreira e remuneração da SEDUC, com a progressão horizontal, vertical e diagonal dos professores, o fim da avaliação de desempenho para o tempo de serviço, percentual de 30% para os professores que atuam no regime sócioeducativo, inclusão na lei dos demais funcionários da educação, ganhos reais na data-base, resgate do vale-transporte, auxílio alimentação, centros recreativos no interior do Estado (Manacapuru, Tefé, Lábrea, Humaitá, Beruri e Carauari), concurso público para preenchimento de cargos no Estado e nos municípios, planos de cargos e reajustes salariais no interior, com a aplicação do piso salarial do magistério.
Segundo o presidente, de 2008 a 2014, o Sinteam conquistou 41,31% de reajuste salarial para os professores da rede estadual de ensino. Já os de Manaus, tiveram 46,81% de aumento. “Isso tudo graças a conquista da nossa data-base. Tivemos ganho real acima da inflação e acima das demais categorias do setor público”, declarou.
A nova diretoria ficará à frente do Sinteam pelos próximos três anos.
Fonte: Sinteam