Sindicalistas conseguem audiência para debater a “crise” de Sergipe

Nesta quarta-feira (10), o Fórum dos Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais conquistou uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para debater a suposta crise financeira da administração estadual. O deputado estadual Gilmar Carvalho (SDD) foi autor do requerimento aprovado, por unanimidade.

A audiência será na segunda-feira (15), às 14h e foram convidados como debatedores o secretário de Estado da Fazenda, Jefferson Passos e um dos representantes do Fórum dos Sindicatos, o auditor de tributos, Paulo Pedrosa. Pedroza é o presidente-eleito do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco). A notícia saiu, no final desta manhã, durante o Ato Unificado em Defesa dos Direitos dos Servidores Estaduais. A manifestação aconteceu na Praça Fausto Cardoso, em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). 

Paulo Pedroza considerou o ato dos sindicatos representativo e festejou o resultado. “A nossa mobilização surtiu efeitos objetivos. Como há ausência de diálogo com o governo estadual, conseguimos conversar com a imprensa e com os deputados estaduais. Na Alese queremos comprovar que o governo tem saldo e que a receita cresce muito mais do que as despesas com a folha de servidores. O Estado de Sergipe está distante do limite prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirma Paulo Pedroza.

Mobilização

Na quinta-feira (11), às 08h, aconteceu a terceira reunião do Fórum dos Sindicatos e centrais (CTB, CUT e Conlutas). O encontro será na sede da CTB-SE, localizada Avenida Gonçalo Rolemberg. Na luta pela manutenção dos direitos dos servidores, o Fórum dos Sindicatos foi constituído na semana passada para promover estudos e debates sobre relatórios de execução orçamentária, de gestão fiscal e a evolução de despesas de pessoal ativo/inativo do governo estadual “Nós estamos na expectativa do envio de projetos de contenção de despesas do executivo estadual. Não aceitaremos retirada de direitos dos funcionários públicos”, afirma o vice-presidente da CTB-SE, Waldir Rodrigues.

O presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral afirma que discorda da propalada crise na administração estadual. “O governo tem utilizado desse argumento para deixar de atender as reivindicações salariais do funcionalismo público”, afirma. “No ato de hoje, as centrais e os sindicatos demostraram união e juntos estaremos firmes na defensa da transparência nas contas públicas. Queremos a reposição das perdas inflacionárias, o fortalecimento da Previdência Estadual e a aprovação de projeto de emenda constitucional que acabe com a incorporação de Cargos em Comissão (CCs) e que reduza a despesa com os CCs”, destacou o vice-presidente da CUT Roberto Silva dos Santos.

Por Déa Jacobino – CTB-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.