Diferentemente das redes ditas ‘sociais’ oriundas dos países centrais, que primam pelo esboroamento de ideias e provaram nas eleições deste ano que se prestam como um luva à ‘chacalização’ da política e das eleições em especial, o Facepopular (sigla para Frente Alternativa contra o Establishment, uma alternativa às restrições das redes mais conhecidas), lançado em julho de 2013, integra a redpopular.net, grupo de conteúdo informacional online orientado a difundir expressões populares de toda a América do Sul que não encontram eco nas corporações e conglomerados de imprensa a serviço dos centros de poder. Nele, há convergência de informações e não há propaganda.
Uma boa introdução à plataforma está aqui:
http://refletor.tal.tv/inovacao/facepopular-e-rede-social-latino-americana-alternativa-ao-facebook
O Facepopular mostra o aguerrimento quem tem o governo da Argentina por decisão popular na área da comunicação. As batalhas pela democratização no país vizinho vão muito além da recente quebra do grupo oligárquico equivalentge à Globo daqui (o Grupo Clarin). São notáveis oS esforçoS partidárioS (aqui, um veículo de caráter não público) de dar as caras (para o bem e para o mal) todos os dias por meio do jornal de banca Página 12, quanto o êxito da TV estatal e dos programas de publicação dos quadrinhos, por exemplo.
Mas por que esta dica, hoje? Ontem, a newsletter oficial do Facepopular informou que estão abertas as salas de chat da plataforma. O comunicado é bem claro quanto ao compromisso da plataforma na pegada da contra-hegemonia.
Assim, prontamente, combinamos com 2 grandes nomes da imprensa alternativa do Brasil, Mário Augusto Jakobskind e João Brites (produtor do programa Mobiliza!) , para entrevistá-los usando uma sala de chat do FacePopular e depois reproduzir para vocês. O tema deste chat é divido em 2 partes:
a) qual a importância da criação convergente de conteúdos?
b) teremos a chance de ver o governo brasileiro impulisonando algo neste sentido?
Colegas de imprensa alternativa podem mandar suas perguntas pelo [email protected] , informando o veículo, para eventual triagem.
Claro, vamos usar a ferramenta outras vezes em entrevistas, e ficar felizes de ver a imgem do FacePopular se reproduzindo por aí…
Uma iniciativa parecida já foi realizada pela Federação dos Metalúrgicos da Bahia, no primeiro 1º de Maio virtual do Brasil. Você pode conferir no site dos Metalúrgicos.
Fonte: Sindmed-BA