Esta semana, dia 24, a sede do Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços Públicos de Sergipe (Sintrase) foi anfitriã do II Encontro de Sindicatos do Serviço Públicos de Sergipe com a Federação Interestadual de Servidores Municipais e Estaduais (Fesempre). Durante os dois turnos, as lideranças debateram tema como Carta Sindical (registro sindical) e a filiação dos sindicatos à Fesempre.
Segundo o vice-presidente da Fesempre/SE, Waldir Rodrigues, o encontro reuniu representante de cerca de 30 municípios sergipanos. “Passamos o dia debatendo sobre a importância da regularização das entidades sindicais e estratégias da luta em torno da unidade dos trabalhadores para mantermos direitos e avançarmos com novas conquistas no setor público”, afirma Waldir Rodrigues.
O palestrante do encontro foi o assessor Sindical da Fesempre, Afonso Donizeti. O presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/SE), Edival Gois, falou da importância do fortalecimento da unidade entre as entidades sindicais (confederações, federações e sindicatos).
Unicidade sindical
“O sindicato representa os servidores de forma individual ou coletiva, tanto no plano jurídico quanto no plano político-sindical e trabalhista. Precisamos organizar os sindicatos e garantir que essas “casas” tenham regularização e registro sindical em cartório e junto ao Ministério do Trabalho. Outro desafio é a luta pela unicidade sindical”, alertou Afonso Donizeti.
Segundo Donizeti, a crescente pluraridade de sindicatos, centrais e federações no País tende a enfraquecer a luta dos trabalhadores. “Independente da linha ideológica ou posições políticos partidários de seus membros, teremos de fortalecer a unidade dos trabalhadores”, defendeu Afonso Donizeti.
Fonte: Sintrase