Acontece nesta sexta-feira (31) o Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC), que ocorre em Salvador (BA). O evento visa debater as ações e espaços das mulheres na cultura. Os interessados poderão acompanhar os debates online, pelo site da Fundação Pedro Calmon.
Evento que visa debater ações e espaços das mulheres na cultura conta com representantes femininas na política brasileira Evento que visa debater ações e espaços das mulheres na cultura conta com representantes femininas na política brasileira
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, considerou o seminário um momento de avanço e força. “É a oportunidade de avançarmos e fortalecermos as questões de gênero, extraindo desse encontro conclusões para fomentar temáticas voltadas para mulheres, levando a bandeira feminina para todos os cantos da sociedade”, enfatizou Márcia.
Fátima Fróes, diretora geral da Fundação Pedro Calmon, uma das realizadoras do evento, também falou sobre a importância do seminário. “Neste universo, a presença da mulher, apesar de visível e marcante, nem sempre é devidamente valorizada. O seminário, então, reforça a proposta da criação de um espaço de interação entre diferentes agentes femininos de cultura do Brasil”, disse.
Ao longo de todo o seminário, os debates e rodas de diálogo terão como temas “Mulher: Tradição e Contemporaneidade”, “Mulheres da Cultura”, “Mulher, Cultura e Comunicação”, “Mulheres e Conhecimentos Tradicionais” e “Cultura e Contemporaneidade”.
Nelas, haverá também um recorte racial. Ao longo da programação, serão discutidos a presença da mulher negra na mídia, racismo, relações raciais e práticas excludentes e reprodutoras de estereótipos sobre a população negra. Além de debates, o seminário contará com apresentações culturais femininas de música, teatro e recitais. Também haverá lançamentos e exposições de livros.
Fonte: Ministério da Cultura