Por falta de negociação com a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) irá realizar uma Assembleia Geral com os servidores da capital para deliberar o estado de greve, no próximo dia 10 (sexta-feira) com a primeira chamada às 7h30 e a segunda às 8h, na sede do sindicato.
Vale destacar que os servidores entraram em greve no dia 11 de setembro e encerraram por determinação da Justiça, no dia 18 de setembro, uma vez que foi alegada que havia um canal aberto de diálogo. Só que, na prática, o sindicato mostrou que não havia e a prova é que depois da greve encerrada o Sintasa encaminhou ofícios à SMS solicitando uma reunião, mas não recebeu resposta até esta quinta-feira,2.
Algumas demandas
A principal luta dos servidores é para que haja o reajuste de 6,5% no salário, uma vez que foi concedido aos outros servidores públicos. Outro ponto é a incorporação das gratificações, que segundo os próprios servidores, foi incorporado em alguns e em outros não.
A categoria quer também uma reavaliação dos graus da insalubridade em todas as unidades de Saúde. Neste ponto, a SMS oficializou que em 90 dias teria uma resposta dessa avaliação. Por fim, os servidores querem uma reunião para discutir o pagamento do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A ideia é que seja o pagamento igual por valor e não por porcentagem.
Fonte: Sintasa