Ainda não foi desta vez que os trabalhadores em Correios e Telégrafos da Bahia puderam escolher democraticamente os dirigentes do seu sindicato. Na manhã desta quinta-feira (25), segundo mesários das chapas concorrentes, pessoas ligadas às chapas 4 e 6, apoiadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), roubaram as urnas que iriam para o município de Teixeira de Freitas, no interior. Os mesários afirmaram ainda, que o carro usado para abordar os mesários era do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana, que é filiado à CUT, e estava plotado com propaganda da chapa 4.
Além disso, desde o início da votação na quarta-feira, que os representantes destas mesmas chapas vinham tentando inviabilizar a eleição, dificultando a saída das urnas da sede do Sincotelba para os locais de votação também em Salvador. “Isso mostra o medo que eles têm do resultado das urnas, pois não conseguiram o apoio dos trabalhadores, que não querem pessoas com este tipo de postura à frente do sindicato”, afirmaram integrantes da Chapa 1.
Após o acontecido, representantes de todas as chapas se reuniram e, mesmo com a resistência das chapas 4 e 6, decidiram pedir a intervenção do Poder Judiciário e do Ministério Público do Trabalho para a realização de uma nova eleição. Os integrantes da Chapa 1 lamentaram profundamente a atitude dos representantes da CUT, que tentaram intervir no processo eleitoral do Sincotelba. “Desde o início, nós da CTB defendemos a realização de uma eleição limpa, transparente e dentro da legalidade. A eleição deve ser vencida por aqueles que os trabalhadores escolherem nas urnas. Esta é a postura que se espera de um dirigente e de uma central sindical”.
Irregularidades
Vale lembrar, que as chapas 4 e 6 são compostas por integrantes da antiga diretoria do Sincotelba, que foi destituída após a Justiça comprovar irregularidades no processo eleitoral realizado em 2012. Após perderem os cargos na Justiça e serem obrigados a realizar uma nova eleição, os antigos dirigentes tentam se manter no poder de qualquer jeito, mesmo que seja usando recursos ilícitos, como os ocorridos hoje. A CTB, apoia a Chapa 1 na eleição do Sincotelba, e vai continuar acompanhando todo o processo até que a Justiça se manifeste e faça valer o direito dos trabalhadores escolherem os dirigentes do sindicato de sua categoria.
Fonte: CTB-BA