O Sindicato dos Bancários de Itabuna, na Bahia, realizou na manhã desta segunda (15) uma manifestação em frente à agência da Caixa Econômica Federal, no centro da cidade, referente ao Dia Nacional de Luta para pressionar os bancos a apresentarem uma proposta concreta e decente que atenda as reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2014.
Além de combater as demissões, a rotatividade, os projetos de terceirização, as metas abusivas e o assédio moral, a insegurança e as discriminações nos bancos. Na oportunidade, os sindicalistas enfatizaram pontos como contratação de novos funcionários para melhoria no atendimento, além de questões como saúde bancária e tarifas abusivas.
A mobilização antecede as novas negociações com os bancos. O Comando Nacional fará na terça (16) e na quarta (17) mais duas rodadas com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para discutir as questões pendentes das quatro jornadas de discussões realizadas até agora. Os negociadores da Fenaban disseram que amanhã irão apresentar o resultado do II Censo da Diversidade e os dados solicitados sobre os números de afastamentos de bancários no trabalho. Na quarta serão debatidos os temas pendentes das rodadas anteriores. Depois, eles vão se reunir com os presidentes dos bancos e ficaram de apresentar uma proposta econômica aos bancários provavelmente na sexta (19).
O Descaso continua
Sem avanço nas negociações, os bancários dos bancos públicos e privados veem as propostas da Campanha Salarial 2014 postas de lado pelos banqueiros. Questões como saúde, remuneração e segurança, foram simplesmente descartadas pelos banqueiros que só se preocupam com os seus lucros.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Itabuna (BA)