Na manhã do último sábado, dia 26 de julho, foi realizada a assembleia geral extraordinária de dissídio dos metalúrgicos e metalúrgicas de Carlos Barbosa. O pontapé inicial da campanha salarial do ano de 2014 teve aprovado por unanimidade a proposta de reajuste de 13% e cláusulas sociais.
O presidente do sindicato dos metalúrgicos de Carlos Barbosa, Todson Marcelo Andrade, ressaltou que o momento para esse índice de reajuste é propício, sendo que o município é o número um no Estado em desenvolvimento socioeconômico. “Esse dado só é atingido através do dia a dia do trabalhador, porque vocês são os responsáveis pelo avanço econômico das empresas, e consequentemente, do município. Sem essa dedicação da categoria, não teríamos desenvolvimento aqui em Barbosa nem em lugar nenhum no mundo”, reiterou o presidente.
O economista David Fialkow Sobrinho explicou aos trabalhadores que o índice solicitado não compromete as empresas. “O impacto na folha de pagamento será de apenas 1,638%, podendo afirmar, com certeza, que a reivindicação de 13% de reajuste salarial é razoável. O desempenho das empresas é de grande otimismo, conforme os próprios patrões, que tem ido à imprensa e mostrado o crescimento de suas empresas”, destaca David. Conforme o economista, a Tramontina cresce em média 17% ao ano, e já atingiu as metas no 1º trimestre de 2014. A Irwin também tem apresentado um desempenho favorável, com elevação nas vendas no Brasil em 5,2%. “Esse crescimento se deve também a maior escolaridade da categoria”, afirma David.
O vice-presidente do sindicato, Vanderlei Werner, reiterou e disse que Carlos Barbosa vive um momento favorável e os trabalhadores podem sim avançar mais. “O sindicato está cercado por profissionais, técnicos e estratégia para avançar sempre na conquista de mais direitos para a categoria. Mas com a participação dos trabalhadores, o respeito na mesa de negociação é diferente. Vamos juntos em busca dessa valorização”, convocou.
A assembleia foi realizada no salão de festas do sindicato, e contou com a presença também do advogado João Ritzel Remédios, da assessoria jurídica Pita Machado Advogados, membros da direção do sindicato, imprensa e a importante participação da categoria.
Ascom Metalúrgicos
Foto: Cathierine Hoffmann